Lista de festivais de inverno pelo Brasil

Campos do Jordão, Monte Verde, Paranapiacaba, Ilhabela, Ouro Preto, Pomerode, Garanhuns e Vitória da Conquista estão em festa

27 jun 2022 - 15h51
(atualizado em 5/7/2022 às 10h51)

Festival de Inverno Acordes na Serra em Cunha (SP)

Campos do Jordão (SP) é cenário para um dos festivais de inverno mais tradicionais do país.
Campos do Jordão (SP) é cenário para um dos festivais de inverno mais tradicionais do país.
Foto: diegograndi/Getty Images / Viagem e Turismo

De 8 a 24 de julho

O Festival de Inverno Acordes na Serra programa atrações musicais na cidade de Cunha, no Vale do Parnaíba. A Praça da Matriz recebe, de sexta-feira a domingo, shows de artistas locais que tocarão pop rock, MPB, samba, sertanejo e outros ritmos. Ao lado do palco, uma praça de alimentação permite experimentar pratos feitos a partir de ingredientes típicos da região, como truta, pinhão, cordeiro, shitake. Veja a programação completa e confira um guia da cidade.

Publicidade

Festival de Inverno de Bragança Paulista (SP)

De 1 a 31 de julho

O Festival de Inverno de Bragança Paulista, a 1h30 de carro da capital paulista, terá apresentações de humoristas como Nanny People e Rafael Cortez, além de apresentações musicais de Oswaldo Montenegro, Maria Rita, Diogo Nogueira e Maestro João Carlos Martins. Os ingressos devem ser adquiridos mediante a doação de leite e achocolatado. Para as apresentações no Teatro Carlos Gomes, basta fazer a troca uma hora antes da apresentação. Já para as atividades no Clube de Regatas Bandeirantes, é preciso fazer a troca na semana do evento no Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, Museu Municipal Oswaldo Russomano ou no Museu do Telefone. A programação completa está disponível no site da prefeitura de Bragança Paulista.

Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP)

De 2 a 31 de julho

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece há mais de 50 anos e consolidou-se como o maior festival de música clássica da América Latina. Atualmente, diversos palcos espalhados pela cidade, situada na Serra da Mantiqueira, recebem trios, quartetos e orquestras, entre outras formações clássicas, com concertos ao ar livre ou em teatros fechados. Veja a programação completa, garanta seu ingresso e confira um guia da cidade.

Publicidade

Festival de Inverno de Paranapiacaba (SP)

Em 23, 24, 30 e 31 de julho

O Festival de Inverno de Paranapiacaba, no distrito de Santo André, é marcado pela música e gastronomia. Porém, também costumam fazer parte do evento gratuito as feiras de artesanato, as mostras fotográficas e os contadores de histórias. A programação completa ainda será divulgada pelo site do evento. Veja quais são as atrações da vila britânica, que é destino do trem turístico da CPTM.

Festival Vermelhos em Ilhabela (SP)

De 8 e 30 de julho

O Festival Vermelhos em Ilhabela agita o destino do Litoral Norte de São Paulo com apresentações musicais divididas em três palcos diferentes. A programação completa, que você pode conferir aqui, inclui nomes da MPB como Edu Lobo, João Bosco e Arnaldo Antunes, mas também expoentes da música erudita, como a Orquestra de Câmara de Inhotim e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Garanta os seus ingressos e veja um guia completo de Ilhabela.

Inverno nas Montanhas em Monte Verde (MG)

De 11 de junho a 14 de agosto

O Inverno nas Montanhas terá atividades gastronômicas gratuitas acontecendo aos sábados e domingos na avenida principal de Monte Verde, distrito de Camanducaia em Minas Gerais. Estão previstas oficinas de pães de fermentação natural, macarrão com queijo, paella mineira, bolo e brigadeiro e de harmonização de vinhos. Veja a programação completa no Instagram do evento e um guia de Monte Verde.

Publicidade

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade (MG)

De 1º a 17 de julho

O Festival de Inverno acontece simultaneamente em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Organizadas pela Universidade Federal de Ouro Preto, as apresentações acontecerão em espaços abertos e com entrada gratuita nas três cidades mineiras. O tema dessa edição será "encontros", inspirado na retomada após um logo período de isolamento social. Serão shows musicais, oficinas, espetáculos de teatro, debates, mostras, exposições e outras manifestações artísticas. A programação completa ainda será divulgada pelo site do evento. Veja um guia de Ouro Preto.

Festival Gastronômico de Pomerode (SC)

De 7 a 24 de julho

Festival Gastronômico de Pomerode é um dos eventos mais tradicionais do Vale Europeu, caracterizado pela criação de pratos inéditos e temáticos. Este ano, os 12 restaurantes participantes criaram pratos inspirados em receitas das famílias de imigrantes que vivem na Rota do Enxaimel, que foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores do mundo para o turismo aliado ao desenvolvimento sustentável. As refeições são acompanhadas por cervejas, vinhos, destilados e chocolates produzidos na cidade. Saiba mais no Instagram do evento e veja um guia completo de Pomerode.

Festa Colonial de Canela (RS)

De 15 a 31 de julho

A Festa Colonial de Canela é ponto de encontro para famílias tradicionais da Serra Gaúcha comercializarem os seus produtos. Cucas, bolos, compotas, pastéis saem quentinhos dos fornos espalhados pelo espaço Canela Rural, que também conta com um palco para apresentações de música e dança. A programação completa ainda será divulgada no site oficial da festa. Veja um guia de Canela.

Publicidade

Festival de Inverno Bahia (BA)

De 26 a 28 de agosto

O Festival de Inverno Bahia promove grandes shows dos mais diferentes estilos musicais em Vitória da Conquista, a 280km de Ilhéus. Este ano, os destaques dos três dias de programação são Elba Ramalho e Fagner, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Os Paralamas do Sucesso, Iza, Alok e Zé Neto e Cristiano. Veja a line up e adquira o seu ingresso.

Festival de Inverno de Garanhuns (PE)

De 15 a 31 de julho

O Festival de Inverno de Garanhuns agita a cidade interiorana, que fica a 230 km de Recife, desde 1991. Maior evento multicultural do Norte e do Nordeste, ele reúne artistas e grupos independentes de todos os cantos do país, seja de música, dança, artes visuais, literatura, circo ou teatro. A programação completa ainda será divulgada pelo site do governo pernambucano.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações