Neste final de semana, nos dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), a Praia de Tambaba, no litoral sul da Paraíba, vai ter um campeonato de surfe diferente.
O município de Conde, próximo de João Pessoa, será palco da 15ª edição do Tambaba Open de Surfe Naturista, campeonato em que os participantes surfam (quase) nus, nessa que é considerada a primeira praia naturista do Nordeste.
Essa competição amadora idealizada pelo Movimento NU (Naturistas Unidos), único evento do gênero no mundo, segue regras da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) e é homologada pela Federação Paraibana de Surf.
Embora ainda seja associado à (equivocada) ideia de exibicionismo ou de sexo fácil, o naturismo é uma filosofia que propõe, entre outras práticas, a medicina natural, o ecoturismo, a educação ambiental e o esporte como agente agregador.
E é aí que entra o surfe nu na Paraíba.
"Através do esporte, você consegue desmistificar a nudez, divulgar a filosofia do naturismo e os respeitos ao meio ambiente e ao próximo. É a nudez social, que é o oposto de apelo sexual", diz Carlos Santiago, secretário da Sonata (Sociedade Naturista de Tambaba).
O Tambaba Open de Surfe Naturista é dividido em três baterias: Local, para surfistas residentes do município de Conde; Open, aberta para competidores de outras cidades e estados; e Expression Session, restrita aos finalistas das categorias anteriores, cuja pontuação avalia a melhor performance nas ondas.
Os campeões das categorias Local e Open são premiados com troféu, prancha e brindes, e os demais vencedores até o quarto lugar recebem troféus e brindes. Já a Expression Session premiará com troféu e brinde apenas o vencedor da melhor manobra da competição.
Apesar do nome do evento, os participantes não surfam, totalmente, nus. Para serem identificados e avaliados pela equipe técnica, durante a prova, os surfistas devem usar uma camiseta colorida com seu número de inscrição.
Assim como informou o diretor técnico da Federação Paraibana de Surf, Wagner Oliveira, são 16 vagas por categoria, abertas até a hora do evento, caso não sejam preenchidas antes. Na edição de 2023, o evento teve entre 25 e 30 inscritos.
"Com a pandemia, as pessoas se encontraram com o naturismo. A procura tem aumentado muito por conta da necessidade de um contato natural, longe de tabus", analisa Paula Duarte Silveira, presidente da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo).
Paula lembra também que o campeonato que acontece em Tambaba, desde 2008, não atrai, necessariamente participantes naturistas, "mas moradores locais que topam surfar nus".
Atualmente, a Federação Brasileira de Naturismo reconhece sete praias do gênero no Brasil: Massarandupió (BA), Tambaba (PB), Barra Seca (ES), Olho de Boi, em Búzios (RJ), Abricó, em Grumari (RJ) e as praias do Pinho e de Pedras Altas (PR).
SAIBA MAIS
15ª edição do Tambaba Open de Surfe Naturista
Dias 7 e 8 de setembro de 2024
Praia de Tambaba, Conde/Paraíba
O credenciamento será feito na praia e terá vagas para, no máximo, 16 inscritos por categoria.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 7/9
10h às 12h - Credenciamento da categorial LOCAL
13h - Abertura/Congresso Técnico
14h - Classificatórias (Categoria Local)
16h - Final (Categoria Local)
Domingo, 8/9
10h às 12h - Credenciamento da categoria OPEN
14h - Classificatórias (Categoria Open)
15h30 - Final (Categoria Open)
16h - EXPRESSION SESSION (melhor manobra)
17h - Premiação dos vencedores
Entre as atividades paralelas, também no setor naturista de Tambaba, estão a Campanha Praia Limpa (sábado, 7/9, às 10h), Oficina de Surfe (domingo, 8/9, às 10h) e o ato comemorativo dos 15 anos do Tambaba Open e dos 28 Anos da SONATA (domingo, 8/9, às 11h).