Baixada Santista deve receber 1 milhão de turistas, no feriado de Corpus Christi

A ocupação hoteleira é da ordem de 43%, segundo estabelecimentos da região [...]

18 jun 2025 - 08h47

Mesmo com temperaturas mais baixas, as cidades da Baixada Santista e do Litoral Sul paulista estimam receber mais de 900 mil turistas, no feriado do Corpus Christi, entre os próximos dias 19 e 22 de junho (de quinta-feira a domingo).

Segundo informações coletadas em 12 estabelecimentos hoteleiros, a expectativa de ocupação de hotéis é da ordem de 43%, (algo em torno de 1.473 apartamentos). Também de acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, será uma média de três pessoas por cada automóvel em direção ao litoral sul paulista.

Publicidade

Para quem segue até Santos e São Vicente, a descida será feita pelo sistema Anchieta-Imigrantes (respectivamente, as SP-150 e 160). Já quem se desloca ao Guarujá, será preciso pegar a alça pelo lado direito, na altura do km 248 do sistema Anchieta-Imigrantes, seguindo pela Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-55, também a BR-101).

Pela alça da mesma estrada (a BR-101 ou SP-55), na altura do km 62 (Padre Manoel da Nóbrega), em direção ao Litoral Sul, chega-se a Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Para ir a Iguape, Ilha Comprida e Cananeia, o acesso é sempre feito pela BR-101, acessando a BR-116 (Rod. Régis Bittencourt), a partir de Pedro Barros, próximo a Miracatu.

Foto: Rodiney Assunção / Pexels.com / Viagem em Pauta

O que fazer na Baixada Santista, no feriado de Corpus Christi

SANTOS

A 85 km da Capital, a cidade conta com atrativos como o Museu Pelé, o Museu do Café, o Panteão dos Andradas, o Monte Serrat (com o bondinho) e o Orquidário.

Publicidade

Um dos destaques é o Jardim da Orla da Praia, recordista citado pelo Livro Guiness dos Recordes Mundiais como o maior jardim de praia do mundo, uma área de 5.335 metros de extensão e 38 monumentos e esculturas. Ao longo de seus 1.300 canteiros, estão plantadas mais de 70 espécies ornamentais, como chapéus-de-sol, cicas e palmeiras.

SÃO VICENTE

Todas as atividades religiosas, entre missas e procissões, irão acontecer no dia 19, a partir das 9h. Haverá eventos na Igreja Matriz de São Vicente e na Reitoria Nossa Senhora do Amparo (no Centro), na Paróquia Nossa Sra. Aparecida (na Vila Fátima), na Paróquia São Pedro "O Pescador" (no Itararé) e na Paróquia São José de Anchieta (no Humaitá).

Entre os atrativos turísticos, os destaques são a Ilha Porchat, a Praia do Gonzaguinha, Parque Estadual Xixová-Japuí, o Parque da Juventude, o Monumento Niemeyer, o teleférico, a Biquinha de Anchieta.

A expectativa do destino, que fica a 65 km de São Paulo, é que passem por ali entre 100 e 125 mil turistas para as comemorações do feriado.

PRAIA GRANDE

Publicidade

Para comemorar o Corpus Christi, além dos tradicionais tapetes e procissões, esse destino a 77 km de São Paulo contará com o projeto-piloto "Tecendo Caminhos da Fé", um quadro artístico sustentável, substituindo no chão, os tradicionais tapetes de serragem com a utilização de juta e outros materiais reutilizáveis.

Serão cinco as missas e procissões na cidade, todas com início às 16h: Paróquia Santo Antônio (Boqueirão), Nossa Senhora das Graças (Ocian), Nossa Senhora Aparecida (Samambaia), São Pedro Apóstolo (Caiçara) e Paróquia São Gaspar Bertoni (Tupi). Somente para as missas em Santo Antônio e em Nossa Senhora das Graças, são esperados 5 mil fiéis em cada uma delas.

A expectativa da Prefeitura é a chegada de 350 a 400 mil turistas na cidade, que oferece atrativos como o Portinho (Parque Ézio Dall'Acqua) e as praias do Boqueirão, do Forte, Guilhermina e Ocian, entre outras.

Vista da Trilha do Imperador, na Estação Ecológica Juréia-Itatins, em Peruíbe
Foto: Alessandro A.A. Pinto/Wikimedia Commons / Viagem em Pauta

PERUÍBE

Nesse município a 139 km da Capital, os tapetes serão confeccionados no entorno da Praça Matriz. Já as missas de Corpus Christi acontecerão na Igreja de São João Batista, no Centro, que espera receber entre 80 e 100 mil turistas.

Publicidade

Entre os atrativos locais, estão a Estação Ecológica de Juréia-Itatins, as ruínas do Abarebebê, como os indígenas chamavam o padre jesuíta Leonardo Nunes, as praias do Guaraú e a do Centro. 

ITANHAÉM

Mais de 200 mil turistas estão previstos pela Prefeitura dessa cidade a 116 km de São Paulo.

No dia 19, o tapete terá a extensão de 1,5 km, entre a Praça Narciso de Andrade (Igreja Matriz) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde acontecerá uma missa, às 18h.

A cidade tem atrações como a Cama e Passarela do Anchieta, as praias do Tombo e da Saudade, as ilhas fluviais no Rio Itanhaém, o Convento de Nossa Senhora da Conceição e o Monumento às Mulheres de Areia.

Publicidade
(
Foto: Rogério Cassimiro/MTur-Domínio Público / Viagem em Pauta

IGUAPE

O feriado terá missas a partir das 16h na Basílica do Senhor Bom Jesus do Iguape, no Centro da cidade.

Após a missa da Basílica, será realizada também uma procissão sobre os tapetes que dará a volta em torno das Praças da Basílica e da Liberdade. Cerca de 8 mil visitantes são esperados para o feriado em Iguape, que acontecerá em simultaneidade com o evento do Governo do Estado chamado "Revelando São Paulo - Vale do Ribeira", entre 19 e 22 de junho, onde gastronomia, danças folclóricas e muita música serão os atrativos, com shows de Almir Sater, Bruna Viola e a banda 14 Bis.

A cidade fica a 200 km da Capital e oferece atrativos como o largo e a Basílica do Senhor Bom Jesus do Iguape, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (do século XVII), o Mercado de Artesanato e Cultura, a Casa do Fandango, o Museu Municipal de Iguape, o casario antigo, além dos restaurantes e bares.

CANANÉIA

No primeiro povoado do Brasil, o tapete de Corpus Christi será confeccionado ao longo da rua Pero Lobo, diante da Igreja Matriz de São João Batista, no Centro Histórico. Haverá também missa e, em seguida, procissão, a partir das 15h, na Igreja Matriz.

Publicidade

Entre os atrativos locais, estão as praias do Pereirinha (com possibilidade de avistamento de golfinhos), a de Foles, de Laje e do Marujá, na Ilha do Cardoso, além dos Parques Estaduais da Ilha do Cardoso e do complexo estuarino lagunar do Lagamar, o Centro Histórico com casario antigo, a Igreja Matriz do século XVI e os passeios de barco (para a Ilha do Cardoso e a Baía dos Golfinhos).

Cananéia está localizada a 257 km da Capital e espera receber entre 3 e 4 mil visitantes, segundo a Prefeitura.

* Com informações da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações