Até o próximo domingo, 15 de setembro, o Rocky Spirit disponibilizará para streamig, gratuitamente, os documentários sobre viagens extremas exibidos na edição 2024, que aconteceu no início deste mês, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
O evento é considerado o maior festival de filmes outdoor do Brasil e traz produções, de longa e curta metragem, com temáticas como montanhismo, ciclismo, skate, surfe e mountain bike, entre outras modalidades de atividades de aventura.
A seguir, você conhece alguns dos documentários mais cascas grossas da curadoria do Rocky Spirit 2024, escolhidos pelo editor do Viagem em Pauta, que esteve presente nas exibições no Villa-Lobos.
Para ter acesso à programação, é preciso criar uma conta, gratuitamente, no próprio site do festival (rockyspirit.com.br).
Viagens extremas
Aretha no Everest
Duração: 105 minutos
Direção: Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D'Alva
Endereço de homens brancos dispostos a pagar cerca de R$ 400 mil, o Everest foi conquistado por Aretha Duarte, nascida em um bairro pobre de Campinas (SP) e que se tornou a primeira mulher negra e latina a alcançar o cume da montanha mais alta do planeta, em 2021.
Huascarán
Duração: 27 minutos
Direção: Wiland Pinsdorf
O doc acompanha uma equipe de montanhistas brasileiros em sua tentativa de conquistar a montanha mais alta do Peru, o Huascarán, e tem imagens impressionantes dos desafios dessa perigosa escalada.
Meu Nome é João Chianca
Duração: 32 minutos
Direção: Loic Wirth
Após garantir uma vaga olímpica em sua segunda temporada no circuito de elite do surfe, a carreira meteórica de Chianca é interrompida por um acidente quase fatal no Havaí.
Alternativas
Duração: 17 minutos
Direção: Adam Andres Mesa, Leonardo Brasil
Leonardo Brasil e Adam Mesa embarcaram em uma odisseia com suas bicicletas pela trilha mais antiga da América do Sul, conhecida como Qhapaq Ñan. O que se seguiu foi uma série de contratempos, com dias sem acesso a água, abates de alpacas e uma visita ao assentamento de mineração mais alto do mundo.
Relevos
Duração: 14 minutos
Direção: Tristian Pae
Gravado durante o trajeto de mil quilômetros que deve ser realizado em até 120 horas (cinco dias), na ultramaratona Bikingman, esse curta revela estratégias, dores, desejos e emoções dos participantes.