Patrocínio

Substitutos do bem: troque os alimentos que atrapalham sua dieta

Faça essas trocas inteligentes hoje mesmo e aproveite os resultados no seu emagrecimento!

24 out 2020 - 18h05
Substitutos do bem: troque os alimentos que atrapalham sua dieta
Substitutos do bem: troque os alimentos que atrapalham sua dieta
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Adotar uma dieta de emagrecimento não significa deixar de lado todos os alimentos saborosos do seu dia a dia, mas investir em substitutos do bem que podem turbiná-la e favorecer a perda de peso. Isso porque, enquanto algumas opções são vilãs desse processo, outras auxiliam na redução de medidas para que você possa alcançar os seus objetivos.

Pensando nisso, reunimos uma equipe de nutricionistas para explicar quais são as melhores trocas que você deve adotar na sua rotina alimentar para acelerar o seu regime. Confira!

Publicidade

Substitutos do bem para incluir no cardápio

Pão → tapioca

Você já deve ter ouvido falar que o pão é um dos grandes inimigos do emagrecimento. Um substituto do bem para o café da manhã ou da tarde é a tapioca, que também é uma potente fonte de energia com rápido preparo. Para variar o sabor e aumentar os benefícios da refeição, você também pode adicionar grãos ricos em fibras na receita, como a chia.

"Seu principal nutriente é o carboidrato, mas a tapioca também contém vitaminas do complexo B, B1, B6, ácido fólico e minerais", destaca a nutricionista Christiane Bergamasco.

Queijos amarelos → queijos brancos

Os queijos amarelos, como muçarela e prato, possuem alto valor calórico e são alimentos bastante gordurosos. Que tal substituí-los por opções mais saudáveis, como os queijos brancos? Os queijos minas, ricota e cottage são deliciosos e muito bem-vindos para quem busca emagrecer.

Carnes gordas → carnes magras

As carnes são importantes fontes de ferro e proteína, mas podem ser verdadeiras vilãs quando o assunto é gordura. Por isso, é melhor optar por cortes magros, como o acém e a alcatra, que são substitutos do bem.

Publicidade

"Os cortes gordos são ricos em gordura saturada e ácido araquidônico, um tipo de gordura que facilita a disposição de colesterol na parede dos vasos sanguíneos, além de serem muito calóricos", explica a nutróloga Tamara Mazaracki.

Açúcar → coco

A fruta possui vários nutrientes e ainda deixa um gostinho saboroso e adocicado nas receitas. "O coco apresenta antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, regula o intestino e a glicemia", conta a nutricionista Isabel Andrade. Além disso, você também pode substituir o açúcar pelo uso do mel e do adoçante natural de estévia.

Refinados → integrais

Se você não consegue ficar sem carboidratos, como arroz, macarrão e farinha, que tal trocá-los por substitutos do bem? Os alimentos integrais são digeridos de forma mais lenta e, por isso, reduzem a quantidade de açúcar liberada no organismo. Fica a dica!

Industrializados → naturais

Na dieta, é importante evitar o consumo de qualquer alimento industrializado ou enlatado. Apesar da praticidade, a quantidade de aditivos químicos inseridos nesses produtos pode, a longo prazo, ser prejudicial à saúde e ao emagrecimento.

Publicidade

"O consumo excessivo de produtos industrializados tende a gerar intoxicações complexas no organismo, além de prejudicar o metabolismo orgânico", explica a nutricionista Eliane Petean Arena.

Viu como é possível emagrecer por meio de trocas inteligentes? Além de aderir aos substitutos do bem, lembre-se de que o acompanhamento com um nutricionista ou nutrólogo é fundamental para a elaboração de um plano alimentar de acordo com as suas características individuais. Na dúvida, sempre procure um profissional especializado!

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, Rio de Janeiro (RJ); Christiane Bergamasco, nutricionista funcional especializada em nutrição hospitalar, São Paulo (SP); Isabel Andrade, nutricionista, São Paulo (SP); Eliane Petean Arena, nutricionista, Bauru (SP)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se