Veja alimentos que aumentam a libido e o desejo sexual

Saiba como utilizar a dieta para potencializar a performance na cama

18 nov 2021 - 08h00
(atualizado às 08h15)
Alimentos que melhoram a libido
Alimentos que melhoram a libido
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Consumir alimentos que aumentam a libido é uma maneira saudável e eficaz de melhorar o desempenho sexual e, consequentemente, a qualidade de vida. Não é novidade que ter uma vida sexualmente ativa e satisfatória é fundamental para uma boa saúde mental. Quando as coisas vão bem entre quatro paredes, tudo parece fluir melhor. O sono melhora, o humor fica mais leve e até mesmo problemas de saúde podem ser evitados.

No entanto, quando o apetite sexual está em baixa, a mente tende a ficar mais suscetível a problemas relacionados à ansiedade e depressão. Além disso, pode ser um sinal enviado pelo organismo para informar que algo não está funcionando como deveria. A carência de alguns nutrientes, por exemplo, pode prejudicar o eixo hormonal e criar dificuldades sexuais. Por isso, é fundamental ingerir alimentos que aumentam a libido.

Publicidade

"Alguns alimentos, além de saudáveis, mexem com os níveis hormonais, a química do cérebro e a energia, aumentando a excitação. Já outros apresentam conotação romântica, como morangos, chocolate e chantili, que podem contribuir, mesmo que de maneira indireta, a criar o clima perfeito para chegar lá", explica o médico nutrólogo, Dr. Paulo Lessa.

O especialista separou seis alimentos que aumentam a libido. Confira:

1 - Frutos-do-mar

Segundo o nutrólogo, diversos frutos-do-mar contém quantidades significativas de proteínas e minerais. Nutrientes que podem estar relacionados à disposição sexual e à produção de hormônios fundamentais para a libido, como a testosterona. "Alguns exemplos desses alimentos são ostras, camarões, lagostas e lula", conta o Dr. Lessa.

Publicidade

2 - Melancia

Não é novidade que a melancia é deliciosa e refrescante. No entanto, em sua composição, é possível identificar agentes bioativos que promovem uma maior circulação sanguínea nas regiões genitais dos homens e das mulheres. "Portanto, proporciona um relaxamento dos vasos sanguíneos e garante um alto desempenho sexual, quase como um viagra natural", aponta o médico.

3 - Mamão

Uma ótima opção, principalmente, para o público feminino. "O mamão é estrogênico, ou seja, tem compostos que agem como o estrogênio, hormônio feminino. Logo, pode ser usado para aumentar a libido da mulher", explica o Dr. Lessa.

4 - Chocolate

"É um alimento que contém triptofano, que ajuda o corpo a produzir serotonina, substância química natural do bem-estar, que pode atuar positivamente na excitação sexual. Por isso, o ingrediente é frequentemente relacionado ao aumento da libido", afirma o médico.

Publicidade

5 - Mel

"É um alimento rico em vitaminas do complexo B, necessárias para a produção de testosterona, substância que auxilia o organismo a metabolizar estrogênio - hormônio feminino", diz.

6 - Pimenta

De acordo com o Dr. Lessa, os alimentos mais picantes são conhecidos como verdadeiros ativadores do organismo. Eles aumentam o metabolismo, elevam a temperatura e, portanto, facilitam o orgasmo. "A ingestão de pimenta gera reações no corpo como, por exemplo, transpiração, aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. Este efeito estimulante pode ajudar no apetite sexual, destaca.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações