Patrocínio

Veja 9 dicas para parar de beber café

Patricia Zwipp

Beber moderadamente café é até recomedável porque deixa a pessoa alerta. O problema é quandoo hábito vira vício. Além de insônia e ansiedade, a bebida pode piorar o refluxo gástrico. Quem precisa ou quer abrir mão da ingestão de café pode seguir dicas simples, listadas pelo site Health, para driblar os sintomas da falta da cafeína, como dor de cabeça e dificuldade para prestar atenção. Confira:

1 - Reduza gradualmente

Se você bebe muito café, reduza aos poucos, o que ajuda a diminuir a intensidade dos sintomas de abstinência e confere mais tempo para desenvolver novos hábitos.

2 - Escolha outra bebida

Uma dica é substituir o café por outras bebidas, nem que seja café descafeinado (tem 2 a 25 mg de cafeína por xícara, enquanto o tradiconal conta com 100 mg ou mais). Entre as opções estão chá ou até mesmo água quente (não acrescente limão, porque pode agravar o refluxo).

3 - Tome analgésico

Dor de cabeça latejante, às vezes com duração de dias, é um sintoma da retirada da cafeína. O uso temporário de analgésicos pode aliviar o seu sofrimento. Mas fique longe de aspirina e ibuprofeno, porque podem agravar o refluxo. Prefira paracetamol, desde que não tenha problemas no fígado.

4 - Beba mais água

Beber água, seja quente ou fria, é uma boa pedida para desintoxicar. Além disso, ocupa suas mãos e boca quando abandonar o consumo de café. Algumas pessoas já disseram que a água ajudou a ficarem mais alertas, condição que normalmente é afetada pela falta de cafeína.

5 - Invista em atividade física

O exercício é um estimulante como a cafeína. Portanto, coloque o corpo em ação para combater a fadiga e aliviar a irritabilidade característica de quem abandona o café.

6 - Coma alimentos saudáveis

Alimentos pesados podem torná-lo sonolento e piorar a azia. Esqueça açúcares e gorduras e invista em frutas, verduras e grãos integrais.

7 - Faça refeições consistentes

Não fique sem comer por mais de quatro horas, o que afasta a fadiga e o refluxo. Não pule o café da manhã.

8 - Durma mais

A melhor maneira de eliminar o cansaço é realmente dormir, e não se entupir de café. Para facilitar, evite cochilar durante o dia, faça exercícios regularmente e deite-se no mesmo horário.

9 - Relaxe

Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e massagem, podem colaborar com problemas de mau humor e concentração, associados à retirada da cafeína.

Quem precisa ou quer abrir mão da ingestão de café pode seguir dicas simples
Quem precisa ou quer abrir mão da ingestão de café pode seguir dicas simples
Foto: Getty Images
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se