Patrocínio

Ter um físico musculoso sem muito esforço é possível? Entenda

Treinador explica que, para construir um corpo atlético, é necessário muito esforço. Mas, mantê-lo não é tão difícil assim

1 jul 2022 - 16h18
Como manter um físico musculoso
Como manter um físico musculoso
Foto: Shutterstock / Sport Life

Ter um físico musculoso ou, ao menos definido, é o desejo da maioria das pessoas que frequentam a academia e realizam dietas específicas para emagrecimento e ganho de massa muscular. No começo, a motivação para alcançar o objetivo final costuma ser um ótimo combustível, que nos permite realizar um grande esforço para manter uma vida fitness regrada e intensa.

O problema é que a motivação não dura para sempre. Em alguns meses, semanas ou dias, toda aquela empolgação pode acabar e dar lugar a sensações como desânimo, frustração ou preguiça. Ter um físico musculoso, para a maioria das pessoas, exige muita dedicação e esforço.

Publicidade

"O sonho de qualquer um: ter um corpo que se orgulha e uma rotina tranquila. O que oriento aos meus alunos, é que o corpo é reflexo das nossas ações e atitudes. Portanto, achar que vai ter um corpo bom levando a vida de quem tem um corpo ruim, não vai dar certo", ressalta o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin.

Evoluir e conquistar é difícil. Manter é mais tranquilo

Segundo o especialista, quando uma pessoa parte de um estágio de muito iniciante, com excesso de gordura corporal e/ou pouca massa muscular evidente, o processo para conquistar um físico musculoso e definido, inevitavelmente, vai ser árduo. Mas, após "chegar lá", as coisas tendem a ficar mais tranquilas.

"Na fase de criação nós não temos algo e estamos buscando, portanto, a mobilização de energia vital é muito maior, já na fase de manutenção nós conseguimos manter aquilo adquirido com muito menos esforço. Na musculação temos uma fase de criação, que é importante que você treine minimamente, cerca de quatro a seis vezes por semana, faça alguns aeróbicos, pese todos os alimentos para comer e etc", explica Twin.

"Já em fase de manutenção, é muito mais tranquilo. Se você treinar três vezes por semana, mais ou menos 50 minutos, você com certeza vai manter a sua condição, mesmo que ela esteja no limite natural", completa o treinador.

Publicidade

Mas, Twin reforça que, na parte da alimentação, o cuidado deve se manter, sempre com bom senso. Dar prioridade para os alimentos naturais e consumir quantidades boas de proteínas, gorduras e carboidratos também é fundamental para manter o físico musculoso, que foi tão difícil de conquistar.

"O que acontece é que as pessoas querem pular diretamente para fase de manutenção, desconsiderando algumas variáveis mais minuciosas e, com isso, atrasando ou travando seu projeto. Dedique-se por algum tempo e você conseguirá um resultado simples de manter para sempre", finaliza Twin.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações