Patrocínio

Soluções caseiras para por fim à dor da dentadura

Se as dores e machucados persistirem, é necessário consultar um dentista para checar o que há de errado

21 out 2021 - 10h00
Pexels
Pexels
Foto:

A adaptação para o uso da dentadura requer muita paciência. Isso porque a boca leva dias para se acostumar com os novos dentes, causando incômodo, dores e a sensação de dentadura frouxa na boca. Feridas são comuns nesse período, mas é preciso ficar atento: se as dores e machucados persistirem, é necessário consultar um dentista para checar o que há de errado.

A orientação de profissionais é jamais esperar que a prótese forme um "calo" dentro da boca, pois pode ocorrer desde um crescimento gengival até um câncer na região. Vale lembrar que sintomas como desconforto, náuseas, dificuldade para falar e aumento no fluxo salivar são comuns no período de adaptação. 

Publicidade

Além disso, não é prudente comer de tudo nos primeiros dias com próteses dentárias novas. A recomendação é iniciar com uma dieta macia, cremosa ou pastosa, levando à boca pequenas porções e mastigando calmamente os alimentos dos dois lados ao mesmo tempo para evitar que as próteses se desloquem. À medida que for se acostumando, a pessoa pode acrescentar alimentos mais duros e fibrosos, até retomar a dieta normal.

O que fazer para amenizar a dor 

Se a ferida já está instalada e começar a incomodar, tire a dentadura e deixe a gengiva descansar. Mesmo sem os dentes, a boca precisa ser higienizada, principalmente se há lesões. Assim, é possível se proteger contra infecções.

Enxaguar a boca com água morna e sal pode ajudar a cuidar das feridas da boca. O sal tem características antibacterianas e cicatrizantes. Gel de aloe vera também atua para diminuir a dor na gengiva. Mas é imprescindível falar com um dentista antes de lançar mão de qualquer tratamento. Essas medidas são apenas um alívio para os sintomas.

Publicidade
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se