Patrocínio

Posso substituir a pasta de dente por outro produto? Prática tem riscos

Aprovada e verificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a pasta de dente é o único produto seguro para a boca

4 ago 2022 - 10h00
Apenas cremes dentais possuem a quantidade correta de flúor
Apenas cremes dentais possuem a quantidade correta de flúor
Foto: Pexels

Você certamente já ouviu falar em receitas caseiras para substituir a pasta de dente, entre elas o bicarbonato de sódio e a cúrcuma. No entanto, é seguro usar outros ingredientes no lugar do creme dental? A resposta é não.

Aprovada e verificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a pasta de dente é o único produto seguro para a higiene da boca. Isso porque ela já passou por diversos testes de eficácia e comprovação de que não oferece riscos para a saúde de um modo geral – é sempre bom lembrar que, eventualmente, engolimos uma parte do produto sem querer.

Publicidade

Apenas cremes dentais possuem a quantidade correta de flúor, essencial para a saúde dos dentes. Além disso, é possível encontrar no mercado opções com diversas propriedades adicionais, como a própria cúrcuma e o bicarbonato de sódio mencionados no início do texto, assim como para dentes sensíveis, clareadores e infantis. 

É importante ressaltar que as substâncias que compõem a fórmula dos cremes dentais disponíveis no mercado são seguras para o uso do consumidor. Esses ingredientes têm décadas de pesquisas científicas e de aprovação nos órgãos reguladores brasileiros, americanos e europeus.

Cinco motivos escovar os dentes com pasta: 

  1. A composição do creme dental contém 50% de agente abrasivo, que remove películas mais aderidas e fazem o polimento da superfície para evitar a adesão do biofilme.
  2. Contém detergente para quebrar a gordura dos restos de comida em cadeias menores para serem removidas.
  3. Contém flúor, que remineraliza os dentes, tornando-os mais fortes e prevenindo as cáries.
  4. Contém agentes que previnem placas e tártaro.
  5. Sua eficácia é comprovada cientificamente.
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações