Patrocínio

Entenda a diferença: como a escova elétrica limpa os dentes?

Quem nunca se perguntou que tipo de escova de dentes é melhor para a saúde bucal: manual ou elétrica?

23 dez 2021 - 16h00
Foto:

Quem nunca se perguntou que tipo de escova de dentes é melhor para a saúde bucal: manual ou elétrica? Segundo reportagem da BBC, uma equipe da Universidade Médica de Greifswald, na Alemanha, monitorou mais de 3 mil pessoas por 11 anos para avaliar o impacto a longo prazo do uso de escovas de dente elétricas e manuais. O resultado mostrou que, o que mais importa, é a técnica usada para a higiene bucal.

Contudo, no estudo, os pesquisadores descobriram que os participantes que usam escovas elétricas têm menos cáries, menos periodontite e menos perda dentária. Isso porque, com essas escovas, as pessoas não precisavam ter uma técnica adequada para escovar os dentes, porque a escova faz isso por elas.

Publicidade

A melhor maneira de usar a escova elétrica, por mais básica que seja, é movê-la lentamente de um dente para outro. Mas você precisa se certificar de cobrir toda a superfície dos dentes.

Técnica adequada

Mesmo assim, existem algumas circunstâncias específicas em que pode ser mais conveniente usar uma escova manual, ainda de acordo com a reportagem da BBC. 

Uma delas, por exemplo, é após uma cirurgia bucal, quando há pontos ou uma área dolorida. Nesse caso, uma escova manual com cerdas ultramacias permite uma escovação mais suave, na qual o usuário pode controlar a velocidade e o cuidado com o qual ele limpa a área sensível.

Publicidade

E, para aqueles que continuam a desconfiar dos modelos elétricos e preferem continuar usando as escovas manuais, qual a melhor técnica? A escova deve ser colocada em um ângulo de 45º em direção à interseção da gengiva e do dente e, então, você deve iniciar um movimento lento e curto, primeiro horizontalmente e, depois, verticalmente.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações