Patrocínio

Dentes sensíveis: saiba como tratar a temida dor

Para indicar o melhor tratamento, é preciso fechar o diagnóstico, uma vez que a sensibilidade tem muitas causas

17 ago 2022 - 10h00
Para quem tem dentes sensíveis, o contato com esses alimentos é semelhante a um choque
Para quem tem dentes sensíveis, o contato com esses alimentos é semelhante a um choque
Foto: Pexels

Há quem tema um copo de água gelada, um picolé ou até mesmo uma sopa bem quente. Isso porque, para quem tem dentes sensíveis, o contato com esses alimentos é semelhante a um choque.

Quando o esmalte do dente está mineralizado, ele fica forte e impermeável. No entanto, fraturas, bebidas e alimentos ácidos, cáries podem desgastar o dente. Essa é uma das principais causas dos dentes sensíveis: quando a superfície do dente é corroída e a dentina fica exposta. 

Publicidade

Para indicar o melhor tratamento, é preciso fechar o diagnóstico, uma vez que a sensibilidade tem muitas causas. Há o laser de baixa potência com ação analgésica e anti-inflamatória, verniz de flúor para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina, agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina, entre outros. 

Além disso, a sensibilidade causada por desgaste do esmalte pode ser prevenida com mudanças de hábitos diários. Veja:

Escolha a escova certa

A escova deve ter grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. As cerdas arredondadas também são indicadas. A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.

Publicidade

Evite bebidas ácidas

Fuja dos refrigerantes, energéticos e isotônicos. Sucos mais ácidos devem ser ingeridos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes. O mesmo ocorre com o vinagre.

Creme dental especial

O tipo de creme dental usado por quem tem dentes sensíveis deve ser indicado pelo dentista. Os produtos branqueadores normalmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.

Flúor

Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode ajudar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.

Publicidade

Tenha uma boa higiene

Escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável. Consequentemente, a cárie não se instala e o esmalte dentário não corre riscos.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações