Patrocínio

Dente torto afeta a fala? Descubra quando o aparelho é necessário

As soluções para esse problema variam desde o uso de aparelhos até cirurgia de correção dos maxilares

10 ago 2022 - 10h00
Dentes alinhados não são apenas uma questão estética
Dentes alinhados não são apenas uma questão estética
Foto: Pexels

Ter dentes desalinhados não é apenas uma questão que pode comprometer a estética. Em alguns casos, toda a funcionalidade da boca pode ser comprometida em decorrência da má posição dentária.

Entre os problemas bucais causados pelos dentes tortos está a dificuldade de mastigação e a alteração da fonética, pois os dentes fora do lugar interferem na posição da língua. Além disso, a má posição dentária favorece a respiração pela boca, que ocasiona problemas na gengiva, língua e mau hálito. 

Publicidade

As soluções para esse problema variam desde o uso de aparelhos até cirurgia de correção dos maxilares.  Os aparelhos podem ser divididos em duas categorias: ortodônticos, que são os que têm efeito nos dentes, e ortopédicos, ou seja, os que têm efeito na estrutura óssea que sustenta a dentição. 

O ideal é que a escolha do modelo seja feita de acordo com a necessidade de cada indivíduo e o aconselhamento do odontologista. Porém, saber a função de cada tipo de aparelho ajuda a escolher um bom profissional.

O aparelho fixo é o modelo mais convencional e possui bandas, fios e/ou braquetes. É utilizado em tratamentos a longo prazo. A função é alinhar os dentes movendo-os de forma gradual para a posição correta. Esse tipo é famoso pela variedade de cor de suas borrachinhas, mas também possui outras versões mais discretas.

Pouco conhecido, o expansor palatino é ideal para correção de mordida. Ele também promove um aumento na largura do céu da boca para que haja espaço suficiente para os dentes. É indicado para jovens, pois adultos que sofrem com esse problema necessitam de cirurgia.

Publicidade

Já o aparelho móvel tem a função de manter os dentes alinhados, por isso é necessário após a retirada do aparelho fixo. Além disso, também é a opção mais recomendada para crianças até 12 anos. O uso deve ser constante para um resultado eficaz.

A contenção é utilizada após a finalização de tratamento ortodôntico e tem a mesma função que o aparelho móvel: manter os dentes na nova posição. O uso é mais comum na dentição frontal inferior, o aparelho fica atrás dos dentes.

Os aparelhos invisíveis são a opção mais moderna e mais utilizada por quem deseja ter um sorriso alinhado e discreto. Removíveis, transparentes e semelhantes às plaquinhas de clareamento dental feitas sob medida, esses aparelhos fazem correções dentárias de forma rápida e sutil.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações