Patrocínio

Dente é osso ou órgão do corpo? Clique e descubra

Você provavelmente nunca parou para pensar se seus dentes são ossos, não é mesmo?

2 dez 2021 - 10h00
Foto: Pexels

Você provavelmente nunca parou para pensar se seus dentes são ossos, não é mesmo? Pois saiba que, apesar de serem estruturas semelhantes na resistência e coloração e de também terem cálcio na sua composição, esses elementos que temos dentro da boca não são ossos. 

A composição da nossa dentição é o que mais a difere dos ossos. O dente é composto pelo esmalte, a dentina e a polpa dentária. Já o osso é feito de tecido ósseo contendo células que o revestem e estão no seu interior. Logo, o dente é um órgão do nosso corpo, assim como o coração e os pulmões. 

Publicidade

Além disso, vale destacar a capacidade de regeneração do osso, coisa que o dente não tem. Quando lesionados, os ossos são capazes de reparação, diferentemente do dente, que se quebrar necessita de um tratamento dentário restaurador. O osso também apresenta bastante colágeno, proteína que confere flexibilidade a este tecido.

Outra diferença entre os dentes e os ossos é que a medula óssea produz glóbulos vermelhos e brancos, enquanto os dentes não. Além disso, os dentes estão sempre expostos, enquanto os ossos vivem escondidos sob nossa pele. Aliás, o elemento dental é uma das partes mais resistentes do corpo humano.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações