Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Cárie pode matar! Entenda a função das bactérias da boca

Esses micro-organismos podem desencadear problemas em outras partes do corpo

13 out 2021 10h00
Compartilhar
Foto: Pexels / FF

Muita gente não imagina, mas a nossa boca é uma verdadeira colônia de bactérias, fundamentais para o bom funcionamento do corpo. No entanto, nem todos esses ilustres moradores fazem bem para a saúde, o que torna a higiene bucal tão importante para nossa sobrevivência.

As bactérias presentes na boca se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme. Esses micro-organismos, se acumulados, podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo.

Uma cirurgia na boca, limpeza de tártaro ou uma infecção podem ocasionar a bacteremia transitória, quando as bactérias acham uma saída na boca para entrar na corrente sanguínea, com acesso a todo o corpo. A presença de bactérias na corrente sanguínea pode causar problemas graves quando atinge o coração, como a endocardite bacteriana.

O que é endocardite bacteriana?

Causada por bactérias, a endocardite bacteriana ocorre nas válvulas cardíacas ou nos tecidos do coração, e pode ser mais grave se o paciente tiver próteses cardíacas ou alguma má-formação do coração. Segundo um estudo feito pela Universidade Federal do Piauí, o índice de mortalidade da endocardite é de 21% em pacientes com má-formação cardíaca e de 50% em pacientes com próteses.

Outros problemas pelo corpo

Para piorar, essas bactérias bucais podem causar outras infecções tão ruins quanto a endocardite. Pneumonia a artrite reumática são algumas das doenças que as bactérias da boca, uma vez na corrente sanguínea, podem causar. No caso da pneumonia esses micro-organismos levam a infecção para os pulmões, já na artrite, eles inflamam as articulações. 

Publicidade

 

Fonte: Equipe portal
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações