Patrocínio

Bom pro bafinho, ruim para os dentes: pastilha substitui escovação?

Apesar de não substituir a higiene bucal completa - com escovação e fio dental - mascar chiclete sem açúcar ajuda na prevenção da cárie

21 jul 2022 - 10h00
Balas e chicletes jamais devem substituir a higiene bucal
Balas e chicletes jamais devem substituir a higiene bucal
Foto: Pexels

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde bucal. Nem sempre é possível fazer a higiene correta e, nessas horas, muitas pessoas recorrem a pastilhas e chicletes. Mas será que eles substituem mesmo a escova?

Apesar de não substituir a higiene bucal completa - com escovação e fio dental - mascar chiclete sem açúcar ajuda na prevenção da cárie pois ele remove as partículas dos alimentos da superfície dos dentes. 

Publicidade

A prática ainda estimula a produção de saliva e reduz os níveis de ácido da sua boca, que também causa a cárie. Mascar chicletes é ainda mais eficaz na prevenção da cárie se ele tiver um substituto do açúcar chamado xilitol, um adoçante natural que tem o poder de reduzir a quantidade de bactéria causadora da cárie na sua boca. 

Pastilhas sem açúcar também podem ser usadas para refrescar rapidamente o hálito antes de reuniões ou encontros importantes. Elas não resolvem o mau hálito, mas vão mascarar o odor. É possível usar pastilhas com frequência, desde que sem açúcar. Balas com açúcar podem contribuir para o desenvolvimento da cárie e outros problemas dentais.

Vale lembrar que tanto balas quanto chicletes sem açúcar são soluções paliativas e momentâneas e jamais devem substituir a higiene bucal. Se possível, escove os dentes e use fio dental após todas as refeições e visite o dentista a cada seis meses. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações