Patrocínio

Bala pode dar cárie no dente? Entenda mais sobre

Alguns alimentos podem ser muito prejudiciais à saúde dos dentes se ingeridos com grande frequência

1 jul 2022 - 10h00
Inofensivas? Balas podem prejudicar o sorriso
Inofensivas? Balas podem prejudicar o sorriso
Foto: Pexels

Além de uma higienização dental correta e regular, outros hábitos também afetam a saúde bucal, incluindo a alimentação. Alguns alimentos podem ser muito prejudiciais à saúde dos dentes se ingeridos com grande frequência e aquela balinha inofensiva está inclusa!

Bala, chocolate, refrigerante, torta, sorvete, milk-shake.. a quantidade de alimentos açucarados é tamanha que fica quase impossível resistir, certo?  Mas, à medida que aumenta o consumo de açúcar ao redor do mundo, - algo que é registrado ano a ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) -, os dentistas intensificam a batalha contra este que é considerado o pior inimigo da saúde bucal. 

Publicidade

Estudos recentes indicam que o principal problema não é a quantidade de açúcar que ingerimos, mas sim a frequência que consumimos alimentos açucarados. O motivo é que, ao consumir estes produtos, os dentes ficam expostos a um meio ácido (pH baixo), provocando a desmineralização tornando-os sensíveis. Além disso, o açúcar favorece a formação da placa dental, deixando os dentes mais suscetíveis à cárie.

Portanto, os especialistas recomendam consumir açúcar com moderação e redobrar o cuidado com a saúde bucal depois de comer esses alimentos ou bebidas. Por isso, é essencial escovar os dentes com creme dental fluoretado e usar fio dental depois de comer açúcar.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações