Patrocínio

Aparelho dentário: conheça os mais modernos e fuja do bullying

Aparelho ortodôntico é uma das áreas que mais evoluiu na odontologia como um todo

27 jun 2022 - 10h00
Há muitas opções de aparelhos para melhorar o sorriso
Há muitas opções de aparelhos para melhorar o sorriso
Foto: Pexels

Sabe aquele sorriso metálico que era quase exclusividade de crianças e adolescentes e que acompanhou alguns adultos? Ele nem sempre foi confortável ou de aparência atraente, o que poderia mexer, eventualmente, com a autoestima de algumas pessoas.

Mas esse tipo de tratamento pode ficar no passado: tratamentos ortodônticos modernos e tecnológicos e que passam despercebidos já são realidade. Eles são divididos em duas categorias: ortodônticos, quando têm efeito nos dentes, e ortopédicos, os que têm efeito na estrutura óssea que sustenta a dentição.

Publicidade

O ideal é que a escolha do modelo seja feita de acordo com a necessidade de cada indivíduo e o aconselhamento do odontologista. Porém, saber a função de cada tipo de aparelho ajuda a escolher um bom profissional. Veja, abaixo, as opções para quem deseja alinhar o sorriso:

Aparelho invisível: Os aparelhos removíveis, transparentes e semelhantes às plaquinhas de clareamento dental feitos sob medida, além da questão estética, têm o objetivo de fazer correções de forma rápida e sutil. São a opção mais moderna e, infelizmente, ainda mais cara disponível no mercado. 

Aparelho fixo: O modelo mais convencional possui bandas, fios e/ou braquetes. É utilizado em tratamentos a longo prazo, porém não tem tempo de uso definido. A função é alinhar os dentes movendo-os de forma gradual para a posição correta. Esse tipo é famoso pela variedade de cor de suas borrachinhas, mas também possui outras versões mais discretas.

Expansor palatino: Pouco conhecido, esse modelo é ideal para correção de mordida. Ele também promove um aumento na largura do céu da boca para que haja espaço suficiente para os dentes. É indicado para jovens, pois adultos que sofrem com esse problema necessitam de cirurgia.

Publicidade

Aparelho móvel: Tem a função de manter os dentes alinhados, por isso é necessário após a retirada do aparelho fixo. Além disso, também é a opção mais recomendada para crianças até 12 anos. O uso deve ser constante para um resultado eficaz.

Contenção: Utilizado após a finalização de tratamento ortodôntico, a contenção tem a mesma função que o aparelho móvel: manter os dentes na nova posição. O uso é mais comum na dentição frontal inferior, o aparelho fica atrás dos dentes.

Lingual: Recomendação mais comum para casos simples, esse modelo costuma ter um processo de curta duração. Seus bráquetes são aplicados na parte interna dos dentes, em contato com a língua. Também é considerado uma versão estética, pois quase não aparece.

Extra bucal: Sua estrutura de ferro não é nada discreta, por isso recebeu tantos apelidos pejorativos ao longo do tempo. Conhecido popularmente como “freio de burro”, esse modelo é recomendado para crianças e adolescentes em fase de crescimento e desenvolvimento de dentes e ossos em formação. Funciona como um direcionador do maxilar e da mandíbula, prevenindo problemas futuros.

Publicidade
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se