Onda de calor excessivo pode provocar mortes; entenda

Altas temperaturas conseguem afetar até oito regiões do organismo. Saiba como se cuidar durante uma forte onda de calor

27 jan 2022 - 11h26
Onda de calor pode ser perigosa
Onda de calor pode ser perigosa
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A onda de calor que atingiu a região sul do Brasil nos últimos dias serviu de alerta para um problema grave e, até certo ponto, antigo: o aquecimento global. Enquanto algumas pessoas teimam em propagar ideias negacionistas sobre o assunto, cientistas já previam acontecimentos como esse.

Uma pesquisa publicada em 2019, pela revista científica Nature Climate Change e liderada por estudiosos da Universidade Humboldt de Berlim, já indicava que ondas de calor seriam cada vez mais frequentes e intensas no mundo inteiro. Outro estudo, realizado pela Nasa e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), apontou 2021 como o sexto ano mais quente da história. O grande problema, no entanto, é que os 10 anos mais quentes que a humanidade já enfrentou foram nos últimos 12 anos.

Publicidade

Onda de calor excessivo pode afetar 8 regiões do organismo e provocar até a morte

Isso revela, infelizmente, que a famosa onda de calor não é novidade e será cada vez mais frequente no mundo inteiro. Mas, afinal, quais prejuízos isso pode provocar para a saúde humana? De acordo com uma análise científica da Global Health Information Network, publicada na revista The Lancet, oito regiões do corpo humano são afetadas durante altas temperaturas. Confira:

  • Boca - Secura e sede intensa;
  • Cérebro - Dores de cabeça, tonteira, irritabilidade, perda de coordenação, confusão mental, delírio, ansiedade, perda de consciência, convulsões, derrames e coma;
  • Coração - Arritmia, batimentos acelerados, redução do fluxo sanguíneo e ataque cardíaco;
  • Fígado - Lesões hepáticas;
  • Músculos - Câimbras, espasmos musculares e fraqueza;
  • Pele - Umidade excessiva, suor em profusão e erupções;
  • Pulmões - Aumento da taxa de respiração, piora de quadros alérgicos, agravamento de asma e doença pulmonar obstrutiva grave;
  • Rins - Adoecimento e falência do órgão.

Além disso, alguns sintomas gerais provocados por uma forte onda de calor também podem aparecer. São eles:

  • Desequilíbrio de eletrólitos;
  • Desidratação;
  • Fadiga;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Queda de pressão sanguínea;
  • Vômitos.

Obesos, mulheres, crianças, idosos, diabéticos, cardíacos e pacientes renais são as pessoas que correm mais risco de desenvolver alguma complicação de saúde em altas temperaturas. As gestantes ainda podem sofrer com déficit nutricional fetal, parto prematuro e até mesmo aborto. Por isso, uma onda de calor excessivo não deve ser tratada como algo banal e sem importância.

Temperatura limite

Porém, como saber a hora correta de se preocupar com a temperatura elevada? O limite para aguentar uma onda de calor excessivo pode variar entre as pessoas. No entanto, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista Science Advances, em 2020, o máximo que o corpo humano pode aguentar gira em torno dos 38,9ºC, com 77% de umidade. Acima disso, mesmo que permaneça na sombra, uma pessoa não conseguirá sobreviver por mais de seis horas.

Publicidade

Como se cuidar durante o calor

Ter um estilo de vida saudável, por si só, já vai fortalecer o seu organismo e prevenir inúmeros problemas de saúde. No entanto, durante uma onda de calor, até mesmo as pessoas que realizam atividade física com frequência devem tomar cuidados extras. Evitar a realização de exercícios em períodos muito quentes, não se expor ao sol e redobrar os cuidados com a hidratação são os princípios básicos para manter o bem-estar nesse momento.

No mais, a recomendação é tentar manter o ambiente de casa o mais arejado e fresco possível. Beber água regularmente e consumir alimentos leves e hidratantes. E, caso você sinta um mal-estar repentino ou apresente algum sintoma descrito acima, não hesite em procurar ajuda médica. Lembre-se: uma onda de calor excessiva pode matar.

Fontes: G1 e O Globo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações