A rotina de um atleta precisa ser planejada de forma integrada. E o desempenho atlético é resultado de um trabalho multidisciplinar. Médico, nutricionista, educador físico e, muitas vezes, fisioterapeuta precisam atuar em conjunto para planejar o ciclo de treinos, o período de recuperação e o suporte nutricional adequado.
A nutrição, por exemplo, é muito importante para que as demandas do corpo possam ser atendidas. "Em média, recomenda-se uma ingestão de cerca de 2g de proteína por quilo de peso corporal por dia — algo difícil de alcançar apenas com alimentação sólida, como carnes. Por isso, entra em cena a suplementação, que serve para suprir o que a dieta não consegue oferecer integralmente. Isso é especialmente importante para atletas de Endurance ou bodybuilding, cujas necessidades calóricas e proteicas são elevadas", explica o atleta de Endurance e médico do esporte Dr. Gabriel Ganme.
Porém, existe um outro grande segredo da rotina dos atletas que muita gente não sabe: o sono e repouso. Pode não parecer, mas isso é tão importante quanto os treinos, viu?
Sono e repouso dos atletas
Segundo o especialista, em qualquer modalidade, seja musculação, corrida ou esportes de Endurance, o corpo precisa de pausas para se reconstruir. "É o que chamamos de day off: o dia de descanso dentro do ciclo semanal. O músculo precisa ser microlesionado no treino para depois se regenerar — e é nesse processo que ocorre o ganho de força e resistência", comenta.
Na corrida, por exemplo, é indispensável a periodização do treinamento. Alternar dias de treinos aeróbicos, sessões de fartlek (método que intercala sprints rápidos com trotes leves) e treinos de tiro. Essa variação estimula diferentes zonas de frequência cardíaca e evita sobrecarga. É o que explica o atleta.
"Em resumo, a rotina de um atleta é feita de disciplina, equilíbrio e planejamento — treinando, comendo e descansando na medida certa, com orientação profissional em todas as etapas", diz.
Por fim, ele dá um exemplo pessoal: "Sou corredor de montanha e tenho uma meta definida — participar da corrida La Mission, em agosto de 2026. Desde já, estou estruturando todo o meu macrociclo de treinamento (planejamento estratégico de longo prazo, que abrange todos os aspectos da preparação física, mental e nutricional até o momento da competição), descanso e alimentação com o acompanhamento do meu educador físico e do meu nutricionista. E mesmo sendo médico, faço questão de realizar meus check-ups com outro profissional para garantir uma visão completa e imparcial sobre minha saúde e desempenho".
Leia mais:
O atleta de cada signo: veja como cada um se comporta