O que é a doença de Lyme? Transmitida por carrapatos, condição afetou estrelas como Timberlake, Bieber e Avril Lavigne

Condição não é comum no Brasil; em território nacional, os carrapatos podem ser vetores de febre maculosa

1 ago 2025 - 14h45
(atualizado às 15h11)
Resumo
A doença de Lyme, comum no hemisfério norte e transmitida por carrapatos infectados, já afetou celebridades como Avril Lavigne, Justin Bieber e Justin Timberlake, causando sintomas debilitantes; no Brasil, a maior preocupação relacionada a carrapatos é a febre maculosa.
O que é a doença de Lyme? Transmitida por carrapatos, condição afetou estrelas como Timberlake, Bieber e Avril Lavigne
O que é a doença de Lyme? Transmitida por carrapatos, condição afetou estrelas como Timberlake, Bieber e Avril Lavigne
Foto: Reprodução/Instagram

Justin Timberlake não foi a primeira estrela a surpreender os fãs com o diagnóstico de doença de Lyme. Astros como Justin Bieber, Avril Lavigne e Bella Hadid também já enfrentaram seus sintomas debilitantes. A condição é transmitida pelos carrapatos e é mais comum no hemisfério norte, especialmente nos Estados Unidos. 

O diagnóstico é uma preocupação grande no país norte-americano, onde vive Timberlake. Apenas em 2023, mais de 89 mil casos da doença de Lyme foram reportados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do Departamento de Saúde dos EUA. Isso representa mais que o triplo do registrado em 2021, quando o número chegou a 21 mil. 

Publicidade

O que é a doença de Lyme?

A doença de Lyme é transmitida para humanos pela picada de carrapatos infectados com bactérias, especialmente da espécie Borrelia burgdorferi. Na maioria dos casos, a pessoa não se dá conta da 'mordida' e só percebe os sintomas um mês após o ocorrido, quando eles começam a se manifestar. 

João Prats, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica ao Terra que a doença de Lyme se apresenta, inicialmente, como inespecífica e, por isso, a pessoa infectada só apresentará os sintomas algum tempo depois.

"Nesta fase, aparecem sintomas de gripe. O que é mais típico é uma mancha no corpo, relacionada com a picada do carrapato. É um tipo de eritema, como uma vermelhidão na pele, uma mancha em formato de alvo. A bactéria também pode causar doenças dos nervos, problemas cardíacos e arritmias cardíacas", diz.

A reação do corpo à doença de Lyme pode ser cruel. É mais comum que os pacientes diagnosticados sintam inchaço e dor no local da picada, além de febre, calafrios, fadiga, dores no corpo e na cabeça.

Publicidade

As complicações podem incluir dores nas articulações, inchaços, problemas neurológicos como meningite e paralisia facial, dormência, fraqueza e dificuldade nos movimentos. 

O tratamento é feito com o uso de antibióticos por aproximadamente duas semanas, mas os sintomas ainda podem persistir por um tempo no corpo do infectado. 

"Uma vez que você diagnosticou a doença, você faz diagnóstico pela parte clínica e por exames de sangue. Você procura anticorpos contra a Borrelia. Você também pode procurar material genético da bactéria no sangue das pessoas e, então, se dá início ao tratamento com antibióticos por mais ou menos duas semanas", afirma o especialista.

"Depois de duas a quatro semanas, o paciente melhora completamente", complementa. Ainda segundo o infectologista, existem relatos de pacientes com "síndrome pós-Lyme", mas há controvérsia entre os especialistas sobre a causa desta síndrome.

Publicidade

"Não se sabe qual é o motivo desses sintomas que aparecem pós-Lyme. Não se sabe, inclusive, como tratá-la. Há pacientes que, depois dessa fase aguda da doença, apresentam sintomas como dores articulares. A controvérsia é: se isso é uma forma crônica da doença de Lyme, se isso é uma forma de síndrome pós-Lyme ou se, na verdade, a pessoa já tinha uma doença autoimune", explica.

O que é a doença de Lyme? Transmitida por carrapatos, condição afetou estrelas como Timberlake, Bieber e Avril Lavigne
Foto: Freepik

Tem doença de Lyme no Brasil?

A doença de Lyme tem mais incidência no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e na Europa. No Brasil, o diagnóstico é muito menos comum e não há nenhum alerta do Ministério da Saúde para os casos. Por aqui, a preocupação é com outra enfermidade relacionada ao carrapato: a febre maculosa.

Diferentemente do Lyme, a febre maculosa no Brasil é provocada pela picada do carrapato-estrela, vetor de bactérias da família Rickettsiaceae (geralmente das espécies Rickettsia rickettsii e Rickettsia parkeri). 

Os principais sintomas envolvem inchaço, insuficiências renal e respiratória, hipotensão, miocardite e até problemas neurológicos. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram confirmados 74 casos de febre maculosa neste ano. O número é otimista se comparado ao do ano passado, quando 381 pessoas foram diagnosticadas com a doença. 

Publicidade

Estrelas mundiais sofreram de Lyme

A doença de Lyme despertou curiosidade do público após acometer estrelas mundiais. Em 2015, Avril Lavigne recebeu o diagnóstico que, segundo ela, mudaria sua vida. Em entrevista à revista americana People, ela revelou que precisou dar uma pausa na carreira por conta da condição. 

O que é a doença de Lyme? Transmitida por carrapatos, condição afetou estrelas como Timberlake, Bieber e Avril Lavigne
Foto: Freepik

"Senti que não conseguia respirar, não conseguia falar e não conseguia me mexer. Achei que estava morrendo", disse. “Definitivamente, houve momentos em que não consegui tomar banho por uma semana inteira porque mal conseguia ficar em pé. Era como se toda a minha vida tivesse sido sugada", completou.

Justin Bieber também chamou a atenção do mundo ao falar sobre seu quadro de saúde. Em 2020, o cantor de Baby revelou o diagnóstico após receber uma série de críticas pelo desempenho no palco e por desmarcar compromissos públicos. 

“Enquanto muitas pessoas diziam que Justin Bieber parecia uma merda, usava metanfetamina etc., elas não perceberam que recentemente fui diagnosticado com a doença de Lyme, e não apenas isso, mas também que tinha um caso sério de mononucleose crônica que afetou minha pele, minha função cerebral, minha energia e minha saúde em geral”, escreveu o cantor na ocasião.

Publicidade

A modelo Bella Hadid teve que lidar com os sintomas da doença por muito tempo. Em entrevista à Vogue em 2023, ela revelou que foi diagnosticada com Lyme ainda adolescente e enfrentou “15 anos de sofrimento invisível”.

Bella Hadid foi diagnosticada com a doença de Lyme
Foto: Reprodução/Instagram

O caso mais recente que veio à tona foi o de Justin Timberlake. Nesta quinta-feira, 31, o astro pop escreveu um comunicado em suas redes sociais, explicando a pouca energia no palco. 

"Tenho lutado contra alguns problemas de saúde e fui diagnosticado com a doença de Lyme. Digo isso não para vocês sentirem pena de mim, mas para esclarecer o que tenho enfrentado nos bastidores. Se você já teve essa doença ou conheceu alguém que teve, então você sabe que viver com ela pode ser implacavelmente debilitante, tanto mentalmente quanto fisicamente", desabafou.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se