Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Uma maçã ao dia pode fazer diferença; entenda

Nutróloga diz que a fruta é capaz de prevenir doenças e contribuir com o emagrecimento

27 jul 2021 14h58
| atualizado em 30/7/2021 às 08h58
Compartilhar
Uma maçã ao dia pode fazer diferença; entenda
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, como é o caso da maçã que faz diferença no organismo e pode proteger até mesmo de algumas doenças quando consumidas na quantidade correta, pois trazem diversos benefícios a saúde.   

Estudos americanos apontam que ela tem uma diminuição na incidência de diabetes tipo 2, pelo fato de conter antioxidante. Se mulheres comerem uma maçã verde em jejum reduz em até 30% a chance de ter diabetes.

Publicidade

Segundo a Dra.Valéria Goulart, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a maçã tem polifenóis, que protege o coração e preveni doenças cardiovasculares. Ela tem uma fibra que se chama pectina, na qual, diminui a absorção de gorduras que são ingeridas no dia a dia, e consequentemente  ajuda no combate ao colesterol ruim.

"A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate a gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória), e com isso diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral".

"Os polifenóis agem também como anti-inflamatórios e reduzem a chance da pessoa ter câncer, principalmente na parte digestiva. Uma outra função é combater os radicais livres, aqueles que retardam o envelhecimento, favorecem a produção de colágeno, ajuda na saúde bucal, ácido málico que aumenta a produção da saliva, diminuindo a proliferação de bactérias, que formam a placa bacteriana", explica a Dra. Valéria Goulart.

De acordo com um estudo realizado no Instituto Nacional dos Estados Unidos, comer uma maçã por dia faz bem, previne diversas doenças. Esse estudo foi feito com mais de 8 mil pessoas. Durante um ano, cerca de 10% comiam uma maçã por dia. Essas pessoas não precisavam tomar muitos medicamentos, não ficavam doente e uma maçã por dia dá mais energia e disposição, pois apesar de poucas calorias ela tem carboidratos e fibras.

Publicidade

A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para consumir a maçã e no café da manhã, devido a pectina presente na casca dela. Essa substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminua a absorção do açúcar no organismo, ou seja, dessa forma o intestino funcionará de forma saudável. Tem pessoas que quando comem a maçã no jantar sentem algum desconforto, principalmente na digestão por conta da casca, mas pode comer em qualquer horário.

"Por se tratar de uma fruta rica em fibras e água, causa a sensação de saciedade e diminui o apetite. Ela tem a pectina na casca que diminui a absorção de açúcar, e isso é excelente para quem quer emagrecer. Além disso,  quem come uma maçã 15 minutos antes das refeições ingere 200 calorias a menos (a maçã tem baixa caloria inclusive). Na casca existe o ácido sólico que mostra inclusive que reduz a chance da pessoa ficar obesa, aumenta a massa muscular, então é super importante para o emagrecimento.

Como é possível consumir a maçã além da fruta?

"Aqui no Brasil a maçã gala é a que todos consomem e gostam, uma das vantagens é que ela possui muito antioxidante e tem prioridades anti-inflamatórias. Já a maçã argentina, (bem vermelha) ajuda ainda mais na digestão. A maçã fuji é boa para fazer doce. A maçã verde é maravilhosa, ela é rica em flavonoide, vitamina c, antioxidantes, poucas calorias e muitas fibras, ou seja é muito boa.

Publicidade

Àqueles que não são fã dessa fruta podem consumi-la em outro formato, como colocar um pouco de canela e esquentar no micro-ondas, além de ficar saboroso, a canela tem todos os benefícios para a saúde e diminui um pouco da acidez da maçã.

A combinação da canela e maçã diminui até mesmo o apetite. É possível cortar ela ao meio num prato em cima de um papel manteiga, deixar de 4 a 5 minutos, até ela ficar sequinha, tipo chips. Em seguida, quando ela começar a ficar com as bordas viradinhas, pode virar e deixar mais 30 segundos, até ela ficar bem crocante. Logo após, é só salpicar com canela e deixar ela secar. 

"O chá de maçã com canela também é benéfico à saúde, principalmente quando ela já está mais passada e você não quer perder, uma dica é cortar em cubinhos de gelo e deixar congelar, pois assim que descongelar pode transformar em uma bebida". 

"Vale bater a poupa da fruta no liquidificador com água para tomar gelado ou se preferir quente devido às baixas temperaturas dessa época do ano, basta esquentar e tomar a bebida que além de trazer benefícios à saúde o organismo será abastecido com nutrientes", finaliza a especialista.

Publicidade

Consultoria: Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga com título de especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações