Saiba quais os melhores alimentos para consumir em Novembro

Nutricionista explica a importância de comer alimentos típicos de cada época e dá exemplos de frutas, verduras e legumes que estão em alta neste mês

15 nov 2021 - 12h00
Conheça os alimentos de Novembro
Conheça os alimentos de Novembro
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O consumo diário de frutas, verduras e legumes é importante para a saúde e para a imunidade corporal. Para os adeptos de uma dieta equilibrada, por exemplo, é indispensável manter a geladeira repleta dessas iguarias.

Durante o ano todo, as frutas, legumes e verduras estão disponíveis nas feiras e supermercados. Mas, você já deve ter percebido que existe um tempo específico em que aquele alimento está visualmente mais bonito e saboroso. 

Publicidade

Isso acontece devido ao período de safra dos alimentos. Normalmente, a cada nova estação ou mês, uma nova colheita é feita e surgem alimentos frescos e livres de qualquer alteração tecnológica. Dessa forma, além de economizar nas compras, já que com uma maior variedade de alimentos o preço tende a cair, apostar nos alimentos de cada mês é importante para uma alimentação saudável e nutritiva.

Para a nutricionista Adriana Stavro, conhecer os alimentos de cada mês é uma grande forma de corresponder às necessidades do corpo naquele período.  ''Quando comemos alimentos da maneira que a natureza planejou, desfrutamos não apenas de um melhor sabor, como também dos ingredientes adequados às necessidades do corpo com aquela época do ano'', explica.

Confira quais são os melhores alimentos para consumir em Novembro

Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego e tangerina.

Publicidade

Legumes: abobrinha, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate.

Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre e folha de uva. 

Segundo a Nutricionista, frutas como o abacaxi, manga, pessego, maracujá e laranja não podem faltar no cardápio, pois possuem uma nutrição imporante para o organismo. "Estas opções são ricas em fibras, baixas em calorias e gordura e contêm muitos nutrientes que protegem de inúmeras doenças, como diabetes tipo 2, derrame, doença cardíaca, hipertensão e câncer, por exemplo", finaliza.

Fonte: : Adriana Stavro, nutricionista funcional, fitoterapeuta  e especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se