Gengibre emagrece e melhora a imunidade: 9 benefícios da especiaria

Entenda quais são as vantagens que o alimento oferece para a saúde e como incluir o gengibre na dieta

4 jul 2022 - 11h09
Benefícios do gengibre
Benefícios do gengibre
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O gengibre é uma das especiarias mais funcionais para o bem-estar e a saúde do organismo humano. Com propriedades únicas e sabor bem característico, ele combina com diversos pratos e receitas, oferecendo uma série de vantagens e benefícios que elevam a sua importância dentro de uma dieta balanceada.

É por isso que, seja lá qual for o seu objetivo - emagrecer, se fortalecer, evitar ou combater doenças -, o gengibre pode ser um bom aliado. Dessa maneira, com a ajuda da médica nutróloga, Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), separamos nove benefícios da especiaria. Confira:

Publicidade
  1. Versátil. O gengibre é uma especiaria milenar, que vai bem em molhos, bebidas, assados, biscoitos, bolos e sobremesas. Portanto, não tem desculpa.
  2. Emagrece. O alimento também pode auxiliar na perda de peso, já que possui propriedades que atuam em uma espécie de "desintoxicação" do corpo, melhorando, dessa maneira, o funcionamento do intestino, do metabolismo e da queima de gordura corporal.
  3. Combate náuseas. Segundo a Dra. Garcez, o gengibre tem a capacidade de evitar situações de enjoo.
  4. É importante para as grávidas. A redução da incidência de náuseas pode favorecer inúmeras pessoas. "Inclusive gestantes e situações de vômitos no pós-operatório, o que pode reduzir a demanda de medicamentos antieméticos", diz a médica.
  5. Fortalece a imunidade. O gengibre possui atividades antibacterianas e antifúngicas, evitando infecções.
  6. Melhora o bem-estar. A especiaria também conta com propriedades anti-inflamatórias.
  7. Alivia incômodos, reduzindo, inclusive, as dores de cólicas menstruais.
  8. Tem ação metabólica. Segundo a nutróloga, o gengibre pode ajudar a controlar o diabetes.
  9. Pode prevenir câncer. "Cientistas da Universidade Federal de São Carlos, recentemente demonstraram que substâncias isoladas do gengibre conseguem inibir o crescimento de tumor primário de mama e evitar metástases para ossos, pulmão e cérebro", finaliza a Dra. Garcez.

Fonte: Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações