Benefícios da tangerina: fruta cítrica é fonte de energia e saúde

Saiba como aproveitar a safra, deixar a dieta mais saborosa e melhorar a qualidade de vida

7 set 2021 - 11h05
Safra da fruta vai até setembro
Safra da fruta vai até setembro
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Os benefícios da tangerina, também conhecida como mexerica, vão além do sabor delicioso e da baixa quantidade de calorias. Como já falamos, uma dieta saudável também pode ser uma dieta gostosa. E a tangerina está aí para comprovar esse fato. No entanto, a safra, que costuma ir até setembro, pode ser aproveitada para melhorar a imunidade e potencializar a prática de atividades físicas.

Segundo Adriana Stavro, nutricionista funcional pelo Centro Universitário São Camilo, as mexericas "são fonte de minerais, fibras, fito químicos bioativos, como alcaloides e carotenoides e são excelente fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico".

Publicidade

Dessa maneira, Stavro, junto com a nutricionista Cyntia Maureen, reuniram os principais benefícios da tangerina. Confira:

Imunidade - Um dos principais nutrientes encontrados na tangerina é a vitamina C. "Essa vitamina ainda ajuda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção de anemia", afirma Maureen. De acordo com Stavro, "a deficiência de vitamina C resulta em imunidade prejudicada e maior suscetibilidade a infecções", por isso é fundamental consumir alimentos que possuem o nutriente em abundância, como é o caso da mexerica.

Efeito antioxidante - Segundo Stavro, é a vitamina C que "suporta a função de barreira epitelial contra patógenos e promove a atividade de eliminação de oxidantes da pele, protegendo potencialmente o estresse oxidativo ambiental". Ao evitar a oxidação diminuem também os níveis de colesterol no organismo, algo que pode evitar inúmeras doenças cardiovasculares. Além disso, as propriedades antioxidantes podem prevenir o aparecimento de rugas e até mesmo evitar o surgimento de câncer.

Prática de esportes - As propriedades cítricas e os carboidratos são fatores que contribuem para os benefícios da tangerina. A dupla é responsável direta por fornecer mais energia e impulsionar os exercícios. "Assim como a maioria dos alimentos com essas características, a fruta dá mais ânimo ao organismo e, por consequência, disposição ao corpo para exercer as atividades diárias", explica Maureen. Outros compostos, como sais minerais, cálcio, fósforo e potássio também auxiliam no fortalecimento de músculos e ossos. "Para as pessoas que praticam musculação, a tangerina pode ser uma ótima opção a ser incluída no cardápio, exatamente para ajudar no fortalecimento muscular", finaliza.

Publicidade

Fonte: Alto Astral 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações