O kiwi é uma das frutas mais nutritivas que oferece vários benefícios à saúde quando é incluído na alimentação diária. Ele tem uma boa concentração de vitamina C, em alguns casos, mais do que a laranja.
O nutriente é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater vírus, bactérias e infecções.
A Dra Isolda Prado, médica nutróloga e diretora da ABRAN ( Associação Brasileira de Nutrologia), listou os benefícios da fruta:
• Rico em vitamina C, K, E, folato e potássio — fortalece imunidade, saúde da pele (colágeno), olhos e coração.
• Fibra (solúvel e insolúvel) e actinidina (enzima digestiva), tem o potencial de auxiliar na digestão e podem reduzir aconstipação intestinal.
• É uma das frutas com maior teor de serotonina, um precursor da melatonina, envolvido na regulação do sono.
• Pode ajudar na saúde cardiovascular, pela potencial ação na melhora colesterol, pressão arterial e tem ação antioxidante protetora.
Qual é a melhor forma de preservar os nutrientes?
A melhor forma de conservar o máximo de nutrientes é consumir o kiwi fresco e, se tolerável, com casca, que tem fibras e antioxidantes extras.
"Quando fresco, o ideal guardar em geladeira, firme e longe de outras frutas que liberam etileno (como maçã e banana), pois isso acelera a maturação", sugere a médica.
Para manter nutrientes por maior período, ele pode ser congelado. "Sendo uma opção prática e preserva o sabor e boa parte dos nutrientes, sendo excelente para vitaminas e shakes", conclui.