A estudante Lara Brandão Tironi, 18, perdeu a visão do olho direito após o uso incorreto das lentes de contato. A jovem teve ceratite amebiana, uma infecção rara da córnea causada por um protozoário frequentemente encontrado na água. Agora, Lara deve passar por um transplante de córnea.
O protozoário é o Acanthamoeba, um microrganismo muito comum em ambientes úmidos. Por isso, existe um risco considerável de contaminação em pessoas que usam lentes de contato e frequentam piscinas ou praias e costumam mergulhar com as lentes, explica Ione Alexim, oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
"É uma bactéria que tem um potencial de agressividade considerável, podendo gerar ceratite ou ceradicórnia e deixar algumas células visuais importantes nos pacientes acometidos", afirma a oftalmologista.
Mau uso da lente de contato
A moradora de Barra Velha (SC) e estudante de medicina veterinária conta que começou a usar lentes em abril do ano passado. Seu objetivo era corrigir miopia e astigmatismo, como alternativa aos óculos que usava há anos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Lara assumiu a responsabilidade sobre os erros que cometeu ao utilizar as lentes de contato. Segundo o relato, a jovem tinha o hábito de coçar o olho, o que teria causado laceração na córnea.
Além disso, Lara contou que não tirava as lentes para tomar banho, indicando uma possível associação com a Acanthamoeba, protozoário de ambiente úmido.
Ione explica que a lente de contato gelatinosa por si só tem uma grande porcentagem de água, o que facilita a contaminação. "Por isso a gente insiste em orientar os pacientes para sempre, antes de manipular qualquer material que vá ao encontro dos olhos, lavar bem as mãos", destaca.
A oftalmologista dá algumas orientações para garantir o uso correto das lentes de contato. Confira:
- Atenção com o tempo de uso da lente de contato, que são oito horas por dia, geralmente. Além disso, com o tempo de descarte correto (se ela é de uso diário, descarte mensal, anual etc);
- Higienize as mãos antes e depois de manipular as lentes ou levar a mão aos olhos;
- Use o produto apropriado e material para fazer a limpeza das lentes;
- Não mergulhe com as lentes;
- Não coce os olhos, pois isso pode gerar uma lesão por atrito, favorecendo inflamações e infecções. Além disso, dependendo da intensidade, pode favorecer até mesmo o descolamento de retina.