É possível prever chuva a partir da dor no ombro?

Articulação pode doer antes da chuva ou quando a temperatura cai, diz especialista

19 ago 2022 - 14h18
Foto: Climatempo

Imagem: Getty Images

Não é mito! E por mais curioso que pareça, o ombro pode doer antes da chuva ou nos dias mais frios. Tudo porque quando ocorre uma cirurgia ou trauma, normalmente acontece também a fibrose, ou seja, as cicatrizes internas que têm uma característica de um tecido mais endurecido em relação aos músculos e ligamentos, por exemplo. 

Publicidade

"Assim quando a temperatura cai, a contratura faz com que os tecidos de flexibilidade normal possam se adaptar a este tipo de tensão e os tecidos cicatriciais, pela dificuldade de flexão, acabem tendo maior dificuldade de adaptação e isso gera tensões maiores e dor", explica o médico ortopedista, especialista em ombro, Dr. Aliomar Ferri Amaral.

Entre os cuidados na hora da dor, o médico indica uma compressa morna, e recomenda também que o paciente não se esqueça de se agasalhar bem para se proteger nos dias mais frios do ano. E se a dor no ombro aparecer com intensidade e persistir, é fundamental procurar atendimento especializado.

Equilíbrio térmico

O corpo humano tem uma temperatura interna entre 36°C e 37°C, difícil de manter quando a externa é inferior a 10°C. Quando as temperaturas caem, o organismo trabalha para manter o equilíbrio térmico do corpo, e uma das maneiras é a contração muscular, que pode sobrecarregar as articulações. 

Publicidade

A baixa da temperatura também provoca a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que causa menos circulação sanguínea e diminui a quantidade de oxigênio bombeado. De acordo com Dr. Aliomar, que é chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo na Clínica Arthron, "quando a pessoa já teve fratura em algum osso ou tem alguma inflamação, ou outro problema, a dor piora."

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações