'Colocou um negócio lá': entenda exame que Anitta fez no 'tororó'

Retroalimentação anorretal capta e analisa as contrações do músculo do ânus através de uma sonda inserida no reto do paciente

16 ago 2022 - 17h39
(atualizado às 18h24)
Anitta publicou série de stories mostrando detalhes de exame que fez
Anitta publicou série de stories mostrando detalhes de exame que fez
Foto: Popline

A cantora Anitta dividiu com seus seguidores, nesta semana, que passou por um procedimento chamado biofeedback para avaliar as contrações anais. O procedimento, chamado de retroalimentação anorretal, consiste na inserção de uma sonda no ânus do paciente para captar os sinais elétricos do músculo e registrar as contrações em um computador. 

 "Estou fazendo um negócio muito engraçado. Sensacional. Virei uma pintora de c*", disse a cantora, em seu perfil nas redes sociais.

Publicidade

Segundo a coloproctologista Bruna Bavaresco, o biofeedback é bastante utilizado em diferentes exames, tanto em casos de incontinência urinária, quanto fecal.

"Nada mais é que você tornar um movimento involuntário em voluntário, para que a pessoa consiga treinar o próprio organismo, para que não ocorra mais eventos desnecessários, como escape de urina ou fezes", diz a coloproctologista.

A sonda inserida no ânus serve para auferir as pressões do reto. Por esse motivo, o paciente precisa contrair e relaxar várias vezes seguidas, além de fazer alguns movimentos. É por isso que Anitta chega a comparar com um jogo.

"Estou jogando videogame com o c*", disse nos stories do Instagram.

Publicidade

Tratamento para vários quadros clínicos

Além de servir como exame, analisando se a pessoa não relaxa o músculo corretamente, o biofeedback também pode servir de tratamento para incontinência fecal - o oposto à constipação - ou, ainda, para dores crônicas e pós-operatórios em alguns casos. Um deles é no pós-cirúrgico de quadros de endometriose, doença da qual Anitta operou há algumas semanas. 

Segundo a coloproctologista Bruna Bavaresco, podem ser feitas até seis sessões de biofeedback por mês, em média, mas o paciente também recebe um dever de casa: ele deve fazer alguns exercícios de contrair e relaxar o ânus entre as sessões, como uma fisioterapia.

"São os chamados exercícios de kegel e são como uma fisioterapia pélvica", explica. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se