Chás podem curar a sinusite? 5 mitos e verdades sobre doenças respiratórias

Otorrinolaringologista responde as principais dúvidas sobre inflamações na face

13 out 2021 - 10h26
(atualizado às 10h52)
Entenda a diferença entre sinusite, rinite e resfriados
Entenda a diferença entre sinusite, rinite e resfriados
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A sinusite e a rinite são duas doenças muito comuns atualmente. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada quatro pessoas, uma sofre com algum problema respiratório no mundo. Em grandes cidades, com elevado nível de poluição do ar, os casos parecem ser mais comuns ainda.

Nariz entupido, espirros constantes, dores na região da garganta e coceira no rosto são sintomas presentes na vida de muita gente. O incômodo é tão grande que, na tentativa de aliviar os efeitos da sinusite e da rinite, algumas pessoas apelam para soluções "milagrosas" que, nem sempre, são eficazes. Para tirar todas as dúvidas que rondam o assunto, a Dra. Renata Christofe Garrafa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, respondeu algumas perguntas sobre o tema. Confira:

Publicidade

1 - Receitas caseiras - como chás e infusões - podem curar rinites e sinusites?

"Mito. Apenas após avaliação médica, onde se é identificada a causa das rinites e rinossinusites, é que um tratamento adequado pode ser proposto", conta a médica.

2 - Sinusite é a mesma coisa que rinite?

Mito. De acordo com a Dra. Renata, ambas as doenças ocorrem por conta de inflamações. Porém, a rinite é caracterizada por problemas na mucosa do nariz e as sinusites aparecem após a inflamação dos seios da face. No entanto, o grande fator que confunde as pessoas, é que os dois incômodos podem acontecer ao mesmo tempo. São as chamadas rinossinusites.

3 - É possível distinguir uma rinite de um resfriado?

"Verdade. Ainda que bem semelhantes, as rinites alérgicas e os resfriados comuns possuem algumas diferenças. Ambos apresentam congestão nasal, secreção nasal clara e espirros. Porém, as causas alérgicas podem ser acompanhadas de sintomas como coceira no nariz, garganta e olhos. Já os resfriados comuns apresentam, com frequência, febre, indisposição, dor muscular e falta de apetite. Quando não for possível diferenciá-las, é importante consultar um médico", explica a especialista.

4 - O uso de máscaras contra a Covid-19 pode prejudicar quem tem sinusite e rinite?

Mito. Segundo a médica, as máscaras não possuem nenhum poder de piorar os sintomas. "O que acontece é que crianças em crise de rinite podem ter dificuldades para usar a máscara. Por isso, a doença deve ser acompanhada por um especialista, para que seja tratada ou ao menos controlada", explica a Dra. Renata.

Publicidade

5 - Rinites e sinusites não têm cura?

"Mito e verdade. Depende da etiologia da doença. Existem diferentes tipos e causas de rinites e rinossinusites. Quando provém de causas infecciosas e anatômicas, por exemplo, existem tratamentos medicamentosos e cirúrgicos capazes de curá-la. Entretanto, existem subgrupos crônicos onde não conseguimos eliminar a doença de vez, mas podemos diminuir seus sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. São exemplos destas situações as rinites alérgicas e as rinossinusites crônicas com polipose nasal", finaliza a médica.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações