3 exercícios para prevenir trombose durante viagens longas

Aprenda a realizar algumas atividades simples e mantenha a circulação sanguínea em dia. Os melhores exercícios para prevenir trombose

24 jan 2022 - 11h02
(atualizado às 11h26)
Conheça alguns exercícios para prevenir trombose
Conheça alguns exercícios para prevenir trombose
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Realizar alguns exercícios para prevenir trombose é algo simples, que ocupa poucos minutos do seu tempo e pode evitar problemas sérios. Afinal, essa é uma doença que pode começar a se desenvolver com simples descuidos em viagens muito longas, onde a circulação de sangue nas pernas costuma ficar comprometida.

"A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve no interior das veias das pernas devido à circulação inadequada, impedindo, assim, a passagem do sangue. A viagem de avião aumenta o risco pois, ao permanecer muito tempo parado e sem movimentar as panturrilhas, a velocidade do sangue dentro dos vasos diminui", explica a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Publicidade

Para ela, no entanto, caminhar e realizar exercícios para prevenir trombose são ótimas maneiras de evitar problemas mais sérios durante uma viagem. "Em casos mais raros, o coágulo pode ainda se desprender da parede da veia e correr pela circulação até chegar ao pulmão, causando uma embolia pulmonar que pode até resultar em morte", alerta.

Com o objetivo de evitar que isso ocorra, a Dra. Lamaita separou três exercícios para prevenir a trombose e ter uma viagem segura. Confira:

Panturrilhas em ação - "Comece com os pés no chão e, em seguida, levante os calcanhares enquanto mantém as pontas dos pés no chão, permanecendo nessa posição por alguns minutos. Depois, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Segure por alguns segundos e repita o alongamento algumas vezes", explica.

Movimentos circulares - "Outro ótimo exercício consiste em traçar círculos com os pés por alguns segundos, mudando de direção de fora para dentro e de dentro para fora. Você também pode dobrar a perna abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito. Permaneça assim por alguns minutos, sempre trocando de perna", recomenda a médica.

Publicidade

Se possível, caminhar - "Uma medida muito simples e que estimula bastante o fluxo sanguíneo é caminhar pelo corredor da aeronave", conta a Dra. Lamaita. No entanto, se você for viajar de carro ou de ônibus - onde é impossível caminhar - procure fazer algumas paradas durante o percurso e aproveite para andar um pouco e ativar os movimentos da perna.

De acordo com a especialista, esses simples exercícios conseguem estimular a circulação de sangue no organismo e minimizar consideravelmente o risco de desenvolver trombose. "A atenção deve ser redobrada por indivíduos que possuem fatores individuais que agravam os riscos de desenvolver o quadro, como obesos, tabagistas, portadores de câncer, pessoas que utilizam hormônios ou pílulas anticoncepcionais, predispostos a coagulação sanguínea, gestantes, idosos, deficientes físicos e portadores de varizes", completa a Dra. Lamaita.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se