Patrocínio

Dextrose e maltodextrina: o que são e por que tomar?

Os suplementos ajudam no desempenho durante a prática de exercícios, fornecendo energia para treinos longos e intensos

27 jun 2022 - 10h24
(atualizado às 16h15)

Apesar de (ainda) ter uma má reputação, os carboidratos são nossa principal fonte de energia, e aqueles que treinam de maneira intensa, sabem disso.

Foto: Ivan Samkov/Pexels / Boa Forma

Durante a musculação, nosso corpo utiliza o estoque de glicose como fonte de energia para performar os exercícios, mas quando ele acaba, cria-se uma fadiga nos músculos e o movimento pode se tornar muito ais difícil, e é ai que entra os carboidratos. Sua função é fazer com que a glicose esteja presente em um nível suficiente para aumentar a energia muscular, melhorando o rendimento durante os exercícios.

Publicidade

O QUE É DEXTROSE E MALTODEXTRINA?

Dextrose é um carboidrato simples ou monossacarídeo, derivado do amido de milho, sendo absorvido rapidamente pelo organismo e convertido em glicose (açúcar). Ele é grande aliado no ganho de massa muscular para quem prática atividade física principalmente musculação e serve como fonte de energia em atividades aeróbicas.

Já a maltodextrina — ou como alguns chamam malto — está presente no grupo dos denominados carboidratos complexos,  que são digeridos pelo organismo de maneira mais lenta; logo, acabam promovendo um aumento glicêmico lento e gradativo. A glicemia é a taxa de glicose no sangue que será coletada pelas células para proporcionar mais energia ao corpo.

COMO ELAS AGEM NO ORGANISMO?

Publicidade

Por ser um carboidrato simples, em poucos minutos a dextrose consegue elevar as taxas de glicose no organismo, fornecendo ao corpo energia de forma mais rápida, aumentando rapidamente o açúcar no sangue e disponibilizando energia de forma bastante rápida, otimizando a prática da atividade física. Além da reposição do glicogênio muscular, facilita a utilização dos outros nutrientes como por exemplo, a proteína. "Por possuir um alto índice glicêmico, seu pico de insulina será rápido e desta forma, maior será o transporte de proteínas, que são aminoácidos e outros nutrientes para as células, favorecendo a recuperação e podendo melhorar a construção de massa muscular" explica a nutricionista pós-graduada em nutrição funcional, Karla Lacerda.

Já a maltodextrina por ser um polissacarídeo (carboidrato complexo) tem a sua absorção é mais lenta, pois precisa ser quebrado em moléculas menores para o organismo absorver, promovendo a hipertrofia (aumento) muscular e evitando episódios de hipoglicemia.

COMO CONSUMIR DEXTROSE E MALTODEXTRINA?

  • dextrose

Segundo Viviane Gomes, nutricionista do Instituto Castro, a dextrose é indicada para esportistas que praticam exercícios moderados e intensos com longa duração para que reponham rapidamente seus estoques de energia e tenham um bom desempenho. "A atividade física endurance engloba exercícios aeróbicos de longa duração (triatlo, corrida, pedal, maratonas). Nesta prática esportiva, a perda de glicogênio muscular e hepático pode resultar em queda do desempenho e fadiga. Para delongar esta ocorrência, é importante a ingestão de carboidratos antes, durante e depois do exercício. O consumo de carboidratos deve ser majorado durante os dias que antecipam a prova ou um treinamento intenso. O consumo deve ser realizado de 3-4 horas antes do treino (uma refeição maior) e de 30-60 minutos antes do exercício (uma refeição menor ou suplemento). A dextrose deve ser consumida logo após o treino, quando o corpo precisa de carboidratos de alto índice glicêmico para ajudar na recuperação e na melhora da construção muscular" completa Karla Lacerda.

  • maltodextrina

Já a maltodextrina é uma substância suplementar indicada para a musculação (poderá ser benéfica aos adeptos de outras práticas físicas, como exercícios de alta resistência: ciclismo, corrida, entre outros) que deve ser ingerida no pré-treino, ou seja, no que antecede a prática, uma vez que a meta é assegurar que o corpo tenha uma boa disposição para os exercícios, sem que rapidamente atinja os níveis de fatiga. Especialistas também recomendam a ingestão da maltodextrina durante a prática, principalmente se forem treinos de longa duração; ou se a rotina da musculação também incluir exercícios aeróbicos.

Publicidade

"Não existe uma quantidade certa de consumo de maltodextrina, visto que isso varia de pessoa para pessoa. Ou seja, o consumo ideal dependerá de inúmeros fatores, entre eles o peso, metabolismo, bem como a carga do treino (intenso, moderado). Em caso de dúvidas, o praticante deverá buscar uma orientação nutricional antes de dar início à suplementação" conta a educadora física e coordenadora técnica da Fit Anywhere, Alaíde Martins Marques Souza.

QUAIS AS RESTRIÇÕES DO CONSUMO? 

"É importante que o praticante busque uma orientação nutricional para ter conhecimento sobre o consumo das substâncias: melhor horário para ingerir, quantidade adequada, entre outros" ressalta Alaíde "O nutricionista levará em conta as características de cada indivíduo para indicar o melhor consumo das substâncias, além também de prescrever o melhor plano alimentar para o atleta, de acordo com suas especificidades. Basicamente, sem um devido acompanhamento nutricional, o consumo destas — e de outros suplementos alimentares — se torna arriscado e inadequado".

Pessoas acima do peso e que não praticam atividade física não devem consumir os suplementos, pois pode ajudar elevar ainda mais o peso. Portadores de diabetes tipo II, e indivíduos com algum histórico de hipoglicemia deverão também evitar o consumo de ambas as substâncias, uma vez que elas promovem a concentração glicêmica no sangue.

Mas, para quem quer  conquistar o tão sonhado shape (e já consultou um especialista), a ingestão diária da dextrose e malto faz uma grande diferença, não somente na quantidade, mas também em determinados horários, especialmente em que alguns alimentos serão ingeridos pelo atleta.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se