Cromoterapia: vibração das cores ajuda no processo terapêutico

Conheça o significado e os benefícios de cada cor

10 ago 2022 - 15h40

Você sabia que  as cores também podem ser utilizadas como forma de terapia natural? A cromoterapia, por exemplo, tem sido uma terapia complementar muito eficaz. Conhecida como terapia das cores, ela busca equilibrar o ser humano e promover uma melhora na saúde através de ondas emitidas pelas cores: amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja. 

Cromoterapia auxilia em problemas de saúde física e psicológica (Imagem: Shutterstock)
Cromoterapia auxilia em problemas de saúde física e psicológica (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

"A cromoterapia é uma das muitas terapias holísticas que existem. Por meio da vibração das cores é possível cuidar de vários problemas de saúde física e psicológica. Sem falar que é possível alinhar os chacras," pontua Juliana Viveiros, espiritualista da Plataforma iQuilíbrio e especialista em terapia holística. 

Publicidade

Ajuda a harmonizar a casa

A especialista ainda explica que a utilização das cores ultrapassa as aplicações em tratamentos físicos e mudanças de comportamento. A cromoterapia também vale para a harmonia da casa, do ambiente de trabalho e da vida das pessoas como um todo. Sem deixar de lado a alimentação, pois um prato colorido, decorado e alegre faz diferença. 

Como funciona a cromoterapia?

A cromoterapia tem aplicações diversas, desde banhos de luz em câmaras especiais, cores do ambiente, alimentos e até cores das suas roupas. A terapia consiste nas sete cores do arco-íris: vermelho, amarelo, azul, laranja, índigo, verde e violeta.

Benefícios da terapia holística

  • Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica
  • Diminuição do cansaço físico
  • Auxílio no tratamento de dores de cabeça
  • Estimulação do Sistema Nervoso Central.

Juliana Viveiros explica o que cada cor significa e como elas podem te ajudar. Mas lembre-se que nenhuma terapia alternativa substitui o tratamento médico.

A cor violeta tem ação calmante e purificadora
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Qual o significado das cores?

Vermelho

Na cromoterapia, vermelho dá energia e vitalidade, libera adrenalina e ameniza dores reumáticas. É indicado para anemias, impotência sexual, frigidez, depressão, melancolia e dores musculares

Publicidade

Laranja

Combate a fadiga e estimula o sistema respiratório, aumenta o otimismo e a criatividade. Também auxilia nos casos de bronquite e cisto no ovário.

Amarelo

Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração óssea e é recomendado nos tratamentos de manias, ideias fixas, preocupação excessiva, fixação em ganhos e lucros, úlcera gástrica, diarréias, colites e falta de confiança no futuro.  Além disso, essa cor estimula alegria e criatividade.

Verde

Favorece o equilíbrio hormonal e ajuda a aliviar a insônia. Estimula órgãos digestivos. Tem bom resultado quando usada como auxiliar no tratamento de doenças emocionais.

Azul

É calmante e analgésico. Indicado para os casos de estresse, convalescença, pressão alta e pressão alta. Pode ser usado para casos de irritabilidade, insegurança, insônia e ansiedade.

Índigo

Tem ação coagulante e anestésica. É usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral, além das doenças nos olhos como glaucoma e catarata. Ajuda a combater a insônia.

Publicidade

Violeta

Ação calmante e purificadora do sangue. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. Além disso, é eficiente na carência afetiva, remorso e sentimento de culpa. 

"O ideal é que você procure um cromoterapeuta, que após fazer uma avaliação, indicará as cores mais adequadas para auxiliar no seu processo de cura. Mas lembre-se sempre que a cromoterapia deve ser usada como uma terapia complementar e não deve substituir um tratamento indicado pelo seu médico ", conclui Viveiros. 

Por Luana Farias

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações