Conheça Marina Cristofani, a farmacêutica que é uma sensação do TikTok

Especializada no desenvolvimento de cosméticos, Marina Cristofani explica o funcionamento da pele e a melhor forma de fazer o skincare

4 jul 2022 - 08h03

Quem ama aprender sobre rotinas de skincare e os melhores produtos para cuidar do rosto já deve ter esbarrado por Marina Cristofani nas redes sociais. Um fenômeno do TikTok, com mais de 776 mil seguidores, a farmacêutica tem ganhado espaço no mundo online com conteúdos informativos, rápidos e elucidadores sobre cuidados com a pele. 

Foto: Marina Cristofani/Divulgação / Boa Forma

"Sempre acreditei que o conhecimento não era apenas para pessoas com capacidade financeira e/ou intelectual", conta a curitibana para Boa Forma. "O conhecimento é de todos e para todos. Considero ter certa facilidade em entender termos técnicos e traduzi-los de forma que outras pessoas, fora da área técnica, possam entender."

Publicidade

Marina é especializada em desenvolvimento de cosméticos e usa do seu histórico profissional para explicar o correto funcionamento de produtos que usamos todos os dias e até a ordem exata para um skincare efetivo (do mais líquido para o mais oleoso, sempre!). 

"Desde 2020 eu venho ruminando a ideia de expor tudo que aprendi de forma técnica, mas também empírica, mas tinha muito receio de como a internet me receberia", reflete. "Como passei por muitas questões, existe em mim um desejo de poder ajudar (de qualquer forma) pessoas que passam por coisas parecidas. Essa foi sempre minha maior motivação. Ajudar pessoas."

https://www.tiktok.com/@marinacxv/video/7111739325460565254?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en

DÚVIDAS DE SKINCARE? TEMOS

Publicidade

Com seus vídeos no TikTok e conteúdos para o Instagram (onde acumula mais de 100 mil seguidores), Marina tira proveito da melhor fonte de conteúdo: o próprio público. Ela usa as dúvidas das pessoas que acompanham o seu trabalho para explicar o funcionamento dos cosméticos e os seus efeitos na pele e até como fazer para tirar máximo proveito dos produtos que temos em casa. 

Para ela, a falta de informação sobre o assunto e sobre a própria pele é a maior dificuldade que o seu público encontra nesse processo de cuidado, assim como a não compreensão sobre o funcionamento da pele e a forma exagerada com a qual os cosméticos costumam ser anunciados e vendidos. 

"O consumismo excessivo com a promessa milagrosa de uma pele sempre perfeita e sempre jovem faz com que as pessoas se percam e não saibam escolher o que é realmente necessário", explica.

https://www.tiktok.com/@marinacxv/video/7108475168829345029?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en

Esse é um dos motivos que levou Marina a se especializar em cosméticos: a sua ideia com a pós-graduação era ter uma marca própria com foco na qualidade dos produtos ao invés do marketing, de forma a facilitar esse processo de compreensão e escolha. 

Publicidade

"Compreender o que cada componente faz te empodera para escolher o que é melhor para a sua pele", explica a especialista. "Às vezes, um composto se adapta com alguns tipos de peles, mas não com outras. Saber o que cada ativo faz traz a mínima segurança de que a sua questão poderá ser solucionada."

Isso porque é comum os produtos de beleza fazerem muitas promessas, mas serem produzidos com uma formulação que não entrega todos esses potenciais - um resultado da maneira como os componentes se comportam entre si, a chamada farmacotécnica. 

https://www.tiktok.com/@marinacxv/video/7102453483940449542?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en

SOLUÇÕES DE SKINCARE? TEMOS TAMBÉM

O que Marina percebe é que entender como a pele funciona é um ponto essencial da rotina de cuidados. Por isso, ela faz questão de sempre reforçar conceitos como esse com os seus conteúdos - inclusive sobre porque hidratar a pele quando ela ainda está úmida e substituir o sabonete facial tradicional por um cleansing oil. 

Publicidade

Para ela, um erro comum das pessoas no cuidado com a pele é utilizarem ativos muito fortes na crença de que essa pele está envelhecida, acneica, oleosa ou seca demais. 

https://www.tiktok.com/@marinacxv/video/7099594680630807813?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en

"A busca por ingredientes sempre em altíssimas concentrações e/ou ingredientes que sejam extremamente abrasivos cresce cada dia mais, como se mais fosse melhor. Nem sempre", explica. "Também vejo a busca por milagres - as pessoas esperam milagres dos produtos. É preciso compreender que a pele é afetada por hormônios, questões internas e externas. Não é todos os dias que a pele está como as de capa de revistas. Trazer esse olhar mais carinhoso com os 'defeitos' (que de defeitos nada tem) é um excelente passo para não entrar nessa paranoia do perfeito vendido pelas mídias."

Com isso, o que ela realmente espera com o trabalho na internet é conseguir inspirar as pessoas a se cuidarem de verdade, em todos os âmbitos: seja poupando dinheiro ao evitar o consumismo desenfreado, poupando o planeta da produção exagerada de lixo ou escolhendo produtos mais assertivos e brandos para resolver questões simples. 

https://www.tiktok.com/@marinacxv/video/7095888559634189573?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en

"Não estou falando de questões patológicas, que precisam muitas vezes de produtos mais 'fortes' e que devem ser prescritos por profissionais, mas, principalmente, desejo inspirar pessoas a se olharem com mais carinho, com mais amor", diz. 

Publicidade

Para ela, os cosméticos são ferramentas que ajudam na lida cotidiana com a pele, mas não são a solução da vida de ninguém. "O cuidado diário de ter esse momento de olhar para si, sentir sua pele, é o que mais importa para mim. É isso é o que mais me move."

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações