Como lidar com desafios 

Desafios e momentos difíceis não faltam na nossa vida e, portanto, é fundamental aprender a lidar bem com eles para uma vida mais leve e feliz

25 jun 2022 - 08h21

Costumo dizer que quem é vivo tem problemas, mas o problema em si nunca é o problema de fato e sim a forma como lidamos com ele! Então a reflexão do texto de hoje é: como você costuma enfrentar os seus problemas e desafios?

Foto: JESHOOTS.COM on Unsplash/BOA FORMA / Boa Forma

A nossa postura frente a essas situações é algo para ser prestado atenção! Você costuma fugir dos problemas? Você se desespera ao encontrar desafios? Você sempre busca alguém para resolver por você? Você chora por qualquer desafio que surge? Você tem a tendência até mesmo de assumir o problema dos outros?

Publicidade

Pare um pouco e pense sobre isso! Costumamos viver tão no automático que deixamos momentos assim passarem e quando nos damos conta, já emendamos em um ciclo de estresse. Mas o primeiro passo para a mudança é a tomada de consciência e é isso que quero que você perceba.

Antes de implementar as ferramentas da Psicologia Positiva na minha vida eu sofria muito com os desafios, me sentia incapaz, chorava e buscava alguém para resolvê-los por mim. Mas convenhamos, isso não tem como se manter a longo prazo! Adultos precisam aprender a lidar com os problemas, se não, serão sugados por eles. Então comecei a me perceber, a entender os meus limites de enfrentamento, a compreender melhor quais eram os meus desafios e agora me sinto apta para lidar com o que quer que apareça!

Não quer dizer que eu terei a resposta imediata ou que não sofrerei com os problemas, mas que eu me abro e me permito aprender a resolvê-los! E implementar esse novo funcionamento me auxiliou muito a lidar melhor com o estresse que vinha junto com os problemas e até melhorou a minha autoestima, afinal, aprendi a confiar ainda mais nas minhas capacidades!

Vou te dar um exemplo: quando eu me deparo com um grande problema eu preciso parar um pouco para pensar, para compreender e sentir. Depois que eu tiro esse momento, penso no que preciso fazer! E ter aprendido a importância dessa pausa antes da resolução foi muito libertador! Melhor ainda foi aprender a dizer para os outros que eu preciso de um tempo para refletir!

Publicidade

Dessa forma eu consigo evitar ainda mais danos, como possíveis discussões, choros ou brigas e consigo me preparar para enfrentar o que virá à minha frente! 

Agora eu quero saber de você! Como você lida com os seus problemas? E de que forma gostaria de mudar e melhorar? Como seria você no seu melhor lidando com eles? 

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações