Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Zumba emagrece? Aprenda a praticar a atividade em casa

Uma mistura de ritmos dançantes. Saiba os benefícios da atividade que pode queimar até 500 calorias diárias

14 out 2021 15h32
| atualizado em 26/10/2021 às 11h21
Compartilhar
Shutterstock_277628426
Foto: Shutterstock / Sport Life

Você já ouviu falar sobre a zumba? A atividade física é inspirada na dança latina, comemora 20 anos em 2021 e já conta com mais de 15 milhões de praticantes em 200 países. Todo esse sucesso está atrelado a mistura de ritmos que o treino de zumba possui. Mesclando movimentos de alta e baixa intensidade, a atividade é capaz de queimar até 500 calorias.

A zumba chama atenção por ser um exercício físico bem completo, pois trabalha a resistência cardiovascular, o  equilíbrio, a flexibilidade e o condicionamento muscular.  Há também, um fortalecimento maior nas regiões das pernas e glúteos. 

Publicidade

Por ser um exercício de intensidades elevadas, a zumba auxilia o fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório. Isso acontece porque o ritmo acelerado e a troca de músicas  e movimentos promove a resistência do órgão, pois há um volume maior de oxigenação

De acordo com a coreógrafa Renata Salzano, se a prática da zumba acontecer de forma regular, o corpo pode sentir mudanças a curto prazo. "Pode variar de faixa etária e da intensidade do exercício feito. No entanto, existe sim uma resposta rápida do nosso corpo sempre que fazemos alguma atividade nova de forma regular. Há melhoras na coordenação motora e no sistema cardiovascular em apenas duas semanas de atividade", avalia.

Além dos benefícios para o corpo, a saúde mental também é impactada com as aulas. O praticante pode observar uma melhora no humor, aumento na autoestima e alívio do estresse. Isso porque ao praticar atividade física o corpo libera hormônios responsáveis pelo bem-estar como serotonina e endorfina.

Aulas de zumba sem sair de casa

Ficou curioso para praticar a zumba? A boa notícia é que dá para desfrutar das vantagens dessa atividade sem sair de casa. O melhor de tudo é que a aula pode ser feita tanto por adultos como por crianças. Outro ponto é que devido ao ritmo intenso, as aulas devem começar devagar e aumentar o ritmo com o passar dos dias.

Publicidade

A Queima Diária, maior plataforma de atividade física online da América Latina, vai ajudar quem decidir incluir a zumba na rotina. Com um plano de aulas dividido entre gravadas e ao vivo, o usuário terá acesso a um programa de aulas de zumba para investir no emagrecimento. 

"Entre os diferenciais da prática da Zumba estão a melhoria da coordenação motora, auxiliada por meio de metodologias didáticas inseridas nas coreografias. Os ritmos e as danças características do treino também deixam as aulas mais dinâmicas e divertidas. Além disso, ela ainda é um excelente exercício cardiorrespiratório. Na parte cognitiva, a memorização das coreografias ajuda a desenvolver a cognição, especialmente em pacientes em tratamento pós-Covid-19. A melhoria dos aspectos psicossociais também é evidente com a Zumba. Auxiliam pessoas no tratamento de sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo", ressalta Thiago Campos, instrutor da Queima Diária.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações