Veja qual a funcionalidade desses 8 tipos de chá

Descubra 8 entre as diversas opções para tomar chá e como cada uma delas irá ajudar o seu organismo a funcionar melhor

6 jun 2021 - 15h32
Chá: Conheça 8 tipos e a funcionalidade de cada um
Chá: Conheça 8 tipos e a funcionalidade de cada um
Foto: Shutterstock / Sport Life

O consumo de chá está em alta durante a pandemia. A bebida é conhecida por ajudar a manter a imunidade em alta, tanto é que ,de acordo com o relatório Global Market Report: Tea, do International Institute for Sustainable Development, estima-se que sejam consumidas 3 bilhões de xícaras de chá por ano em todo o mundo.

Por isso, pedimos aos especialistas do chá Leão para explicar melhor como funciona cada um dos muitos tipos existentes de chá. Confira!

Publicidade

Mate - A erva mate é conhecida pelo seu efeito termogênico responsável por acelerar o metabolismo para queima de gorduras, dando energia para o seu organismo. O Mate também é conhecido por seus efeitos antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, além de ser um grande agente para o combate do colesterol.

Capim-Cidreira - também conhecido como Capim Santo ou Capim Limão, é reconhecido pelas suas propriedades antibacterianas, antidiarreicas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de analgésico natural. Indicado para retenção de líquidos e também no processo de limpeza e cicatrização de pele, além de melhorar a qualidade do sono. É um chá recomendado durante a lactação, pois atua como estimulante lácteo.

Camomila - com efeito calmante, muito indicada para tratamentos de inquietações e casos leves de insônias relacionados a distúrbios nervosos pelo seu efeito sedativo, também indicada para tratamento de má digestão e alívio de dores de cabeça, músculos e cólicas intestinais

Hortelã - É utilizada principalmente no tratamento de complicações gastrointestinais, como: má digestão, flatulência, gastrite, cólicas menstruais, além de resfriados, ação expectorante e vermífugo

Publicidade

Erva-Doce - suas propriedades auxiliam no tratamento de dispepsia, hipertensão e bronquite. Além disto, ajuda controlar resfriados, mau hálito, inflamações, cólicas e gases intestinais.

Boldo - seu uso é relacionado a diminuição dos efeitos de bebidas alcoólicas, mas além disso, o chá de boldo possui atividades analgésicas e digestivas. O Boldo também é relacionado para tratamento de doenças ligadas ao fígado, hepatite e gastrite.

Chá Preto - benefícios relacionados a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares, (mas isso não quer dizer que o mesmo pode ser considerado como remédio), além disso auxilia no tratamento de diarreias e asma.

Chá Verde - com muitos benefícios, esse chá é estimulante do sistema nervoso, capacidade antidepressiva, antidiarreico, antidiabético, melhora da memória, anti-inflamatório e bom para a saúde bocal (inibindo o crescimento de bactérias). Além disso, possui propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, e auxilia no combate a obesidade por sua ação no trato gastrointestinal.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se