Primeira maratona: como preparar o corpo e a mente para os 42km

Treinador revela os seus passos iniciais no esporte e dá dicas para quem sonha disputar grandes provas

20 jan 2022 - 14h08
Primeira maratona
Primeira maratona
Foto: Shutterstock / Sport Life

Correr a primeira maratona é um desafio gigante. Afinal, estamos falando de um percurso de 42km, algo extremamente grandioso e que exige muita força de vontade, dedicação e sabedoria de quem se propõe a encarar. No entanto, disputar uma prova dessa magnitude também é igualmente especial e recompensador. Uma sensação de superação e dever cumprido que inspira muitos atletas - profissionais e amadores - a trabalharem por isso.

Preparo físico

Publicidade

Mas, afinal, o que eu preciso fazer para correr a minha primeira maratona? A primeira atitude é não ter pressa para alcançar o objetivo. Mesmo para quem já é praticante assíduo do esporte, um desafio de 42km não é algo simples de encarar. Por isso, inicialmente, certifique-se de que seu corpo está apto para um desgaste tão grande. Faça uma avaliação médica e tenha os exames em dia.

Feito isso, é hora de cercar-se de bons profissionais. Para quem pretende disputar a primeira maratona, ter o acompanhamento de uma assessoria esportiva é fundamental para conduzir o treino e a preparação física. Com o dia a dia ajustado, chegou o momento crucial: ter paciência para evoluir.

"Sempre recomendo às pessoas quando começam: pensem primeiro em 5 km, melhore a velocidade e depois pense em uma meia-maratona. Dá para correr até quatro em um ano. Aí, no segundo ano de corrida, dá para começar a planejar a maratona", afirma o treinador Adriano Bastos, oito vezes campeão da Maratona da Disney.

Condicionamento mental

Publicidade

Fora isso, condicionar a mente para encarar os 42km é tão ou mais importante do que alcançar um preparo físico exemplar. "É preciso ter uma vivência com corrida. A maratona requer um amadurecimento físico e mental. Você precisa ter um belo preparo. A pessoa já precisa ter uma bagagem, correr há pelo menos um ano. Acho um erro a pessoa querer encarar a distância com menos de um ano, pois é muito agressivo se você não tiver o preparo adequado e cabeça para saber que vai ficar muito tempo correndo", analisa Adriano.

Uma alternativa para treinar a mente corretamente e conseguir disputar a primeira maratona é simular o cenário e as condições que você vai encontrar durante a prova. Por exemplo, dificilmente você terá companhia de alguém nos momentos mais difíceis da competição. Por isso, é necessário se preparar para superar esse desafio sozinho.

"O que mais me ajudava era fazer grande parte da rotina de treinamento sozinho. Esse era meu trabalho mental, de vencer a solidão e cumprir a sessão de treino. A cabeça se fortalecia nesses momentos e ir para a prova, onde tinha a motivação e a adrenalina da disputa deixava tudo mais fácil", finaliza Adriano.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se