Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Natação emagrece? 6 motivos para incluir a atividade na rotina

Especialista revela como o esporte pode melhorar o condicionamento e evitar lesões

21 out 2021 11h35
| atualizado em 26/10/2021 às 11h21
Compartilhar
Natação emagrece
Foto: Shutterstock / Sport Life

Será que natação emagrece? Talvez por parecer uma atividade mais leve e realizada dentro da água, onde a percepção de suor é mais difícil de ser identificada, é comum que algumas pessoas tenham essa dúvida. No entanto, como já vimos por aqui, qualquer atividade física tem a capacidade de promover o gasto calórico. E é essa perda que, ao lado de uma alimentação controlada, vai dizer se você vai ou não emagrecer.

Tudo depende de gastar mais do que se ingere. Porém, é claro que apostar em uma atividade que consuma muitas calorias vai acelerar esse processo. Para saber se a natação emagrece e conhecer vários outros benefícios dessa atividade física, pedimos ajuda da profissional de educação física Luciana Soares Netto. Ela nos ajudou a separar seis motivos para mergulhar de cabeça no esporte. Confira:

Publicidade

1 - Natação emagrece sim

De acordo com a especialista, uma hora de natação pode queimar aproximadamente 600 calorias. No entanto, tudo depende da intensidade e do nível do aluno. E esse número pode variar, tanto para cima, quanto para baixo. Além disso, as pessoas que iniciam qualquer tipo de atividade física com o objetivo de emagrecer, precisam se lembrar que a alimentação também é fundamental. Pouco adianta praticar esportes todos os dias e comer descontroladamente.

2 - Melhora a saúde das articulações

Se você sente dores frequentes nos cotovelos, quadris, joelhos e tornozelos, a natação pode ser uma solução. Claro, antes de qualquer coisa, o ideal é procurar ajuda médica para investigar os problemas. No entanto, o esporte também pode colaborar. "Por ser uma atividade que reduz a ação da gravidade sobre o praticante, a natação não causa impacto articular e ainda pode auxiliar no tratamento de lesões", conta Luciana.

3 - Qualquer pessoa pode praticar

A natação é um esporte totalmente democrático. Funcional e divertido para homens e mulheres; crianças, jovens, adultos e idosos. "A natação é indicada para todo o tipo de público. Ela costuma ser uma atividade prazerosa e, pode até ser desafiadora, caso a pessoa tenha medo d'água ou algum tipo de restrição", relata a especialista.

4 - Fortalece os músculos e diminui a retenção hídrica

Basta reparar. Nadadores profissionais, que aparecem na televisão durante as Olimpíadas, por exemplo, costumam ter ombros largos e braços fortes. É claro que um praticante amador da modalidade não terá o mesmo condicionamento de um atleta de alto nível. No entanto, é inegável que o esporte trabalha bem a musculatura e fortalece o organismo. "A água, por si só, já faz uma 'drenagem' no nadador, auxiliando quem tem retenção de líquidos", completa Luciana.

Publicidade

5 - Natação melhora a postura e ajuda a tratar dores na coluna

A prática constante, correta e com liberação médica pode auxiliar o tratamento de dores na região das costas. Além de promover o fortalecimento dos músculos do core, responsáveis pela sustentação do corpo. "A posição horizontal durante a prática da natação propicia a lubrificação dos discos intervertebrais, auxiliando na recuperação e relaxamento dessa estrutura", diz a professora.

6 - Melhora a flexibilidade

Os movimentos constantes das pernas, braçadas e remadas que a natação obriga seus praticantes a realizarem também podem melhorar a flexibilidade das pessoas. "A melhoria na técnica dos estilos também está diretamente ligada ao maior alongamento possível durante a realização do nado", finaliza Luciana.

Vale lembrar que, assim como qualquer nova atividade física, a orientação de um profissional é fundamental para evitar lesões e acelerar os resultados.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações