Fuja do sol! 6 dicas para correr na esteira e não perder rendimento

Treinador revela maneiras simples de intensificar o treino sem precisar ir para a rua

27 jan 2022 - 14h21
(atualizado às 15h23)
Fuja do sol e corra na esteira
Fuja do sol e corra na esteira
Foto: Shutterstock / Sport Life

Fuja do sol em dias de calor excessivo. Se você é um praticante assíduo de corrida ou até mesmo um iniciante no esporte, provavelmente, já deve ter recebido essa recomendação de alguém. E acredite, quem te deu essa dica queria o seu bem. Correr em dias muito ensolarados pode ser perigoso para a saúde. Além de causar um desgaste maior para o organismo, você pode sofrer com queimaduras na pele, desidratação, câimbras e até mesmo problemas mais graves.

E durante o verão, principalmente em países tropicais - como o Brasil - o calor excessivo e a força dos raios solares são constantes no dia a dia. Mesmo tomando todos os cuidados possíveis e respeitando os horários recomendados pelos especialistas - antes das 9h e depois das 16h - é comum que o clima ainda esteja desconfortável para correr. Mas, então, o que fazer agora? A resposta é simples: fuja do sol e procure a esteira mais próxima.

Publicidade

Treinar na academia é uma alternativa plausível em dias de sol e calor. E, ao contrário do que alguns imaginam, é possível sim ter estímulos intensos e benéficos ao correr na esteira. Para comprovar isso, o treinador Nelson Evêncio separou seis dicas para manter o ritmo, mesmo longe das ruas. Confira:

Fuja do sol e corra na esteira

1 - Escolha um local fresco e arejado

É óbvio, mas, ainda assim, é necessário reforçar. Se a ideia é fugir do sol por causa do calor excessivo, o ideal é procurar um lugar fresco e arejado para realizar o seu treino na esteira. Dessa maneira, você vai facilitar a transpiração e a circulação do ar. A dica é abrir as janelas e permanecer próximo de um ventilador.

2 - Não esqueça de realizar um bom aquecimento

Publicidade

Não é porque o ambiente está quente que você não precisa aquecer seus músculos e articulações. Bastam apenas cinco minutos para informar ao corpo que ele será movimentado e, dessa maneira, evitar dores e lesões.

3 - Controle a temperatura do corpo

Mesmo longe do sol, é importante ter atenção com a temperatura corporal. Afinal, estamos no verão e, provavelmente, estará calor. A dica do treinador é ter um ventilador próximo, uma toalha e uma garrafa de água ao lado. Assim, você facilita a evaporação do suor e impede que o corpo atinja temperaturas muito elevadas.

4 - Varie os estímulos de acordo com os objetivos

Se a ideia, ao correr na esteira, é apenas manter um ritmo contínuo, sem variação de velocidade, escutar uma boa música ou ver um filme pode te ajudar a passar o tempo. No entanto, se você quer realizar um treino intenso e desafiador, o ideal é variar a velocidade. Uma boa dica, nesse caso, é correr 5 minutos em uma velocidade moderada e 1 minuto de maneira acelerada, até completar 40 minutos. Alternar a inclinação do equipamento também

5 - Tenha organização e planejamento

Publicidade

Se você for realizar um treino que varie a velocidade e a inclinação, anote tudo que pretende fazer antes de começar a correr. Dessa maneira, você não corre o risco de esquecer ou até mesmo se sabotar durante o treino.

6 - Escolha corretamente o tênis

Segundo o treinador, a esteira já tem amortecimento. Por isso, o ideal é usar um tênis baixo e leve. Isso vai ser o suficiente, já um produto com mais amortecimento pode atrapalhar, te levando a saltitar muito na esteira e, consequentemente, gastar mais energia que o necessário.

Importante - Vale lembrar que, ao iniciar uma nova atividade ou estímulo físico, a orientação e o acompanhamento de um profissional de educação física são itens fundamentais para evitar possíveis lesões e acelerar a conquista dos objetivos. Seja para ter mais performance na corrida ou, simplesmente, perder gordura corporal, procure ajuda.  

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se