Fases do sono: saiba o que é e qual a importância do REM

Muito além do descanso, o sono impacta saúde e é fundamental para o desenvolvimento; conheça os estágios dele

3 ago 2022 - 05h00

Exercícios físicos, alimentação saudável e uma boa noite de sono, esses costumam ser os principais itens na lista de quem busca aumentar o próprio bem-estar. Apesar de vários outros tópicos serem indispensáveis para que o objetivo de alcançar a qualidade de vida desejada seja cumprido, a conexão entre esses três elementos é sempre destaque e invariavelmente desemboca na ideia central que é o descanso adequado, ou seja, dormir bem

Cada etapa do sono tem um objetivo essencial para o corpo
Cada etapa do sono tem um objetivo essencial para o corpo
Foto: Andrey Popov / Adobe Stock

A chegada de pulseiras e relógios inteligentes fez com que o mercado de bem-estar ganhasse uma nova forma de apresentar dados aos usuários, que até então sequer imaginavam acessar informações sobre frequência cardíaca, contagem de passos, calorias e exercícios de maneira tão ágil e fácil.  

Publicidade

A integração entre hardware e software torna possível que donos de gadgets acompanhem não somente dados e atividades do seu dia, como também o período de descanso, incluindo o sono. Mas você sabe o que é sono REM? 

As formas do sono 

Ele é dividido entre as chamadas formas nREM e REM, com um ciclo que vai se repetindo ao longo do descanso. Simplificadamente, as etapas nREM vão desde o sono leve até o profundo, com cada estágio de não REM durando um determinado tempo para que, então, a fase seguinte chegue com maior profundidade. Além dessas fases, existe uma outra chamada de REM. 

O que é o sono REM 

Publicidade

Quando estamos no estado não REM, cada fase tem uma importância no descanso e preparação até a chegada do ponto de sono REM. Entre as fases não REM, o corpo vai relaxando, os movimentos ficando mais lentos, com respiração e batimentos mais tranquilos, o estado inicial de vigília, bem inicial, é deixado de lado e vamos mergulhando aos poucos em um sono mais denso, configurando os passos do nREM. Eles são os mais importantes para o descanso pleno. 

No REM, que significa Rapid Eyes Movement – Movimento Rápido dos Olhos, o sono tem uma forma que destoa daquela até então apresentada, com o corpo reagindo de um jeito diferente: os batimentos podem se tornar um pouco mais rápidos, por exemplo. Tais condições fazem parte do processo do REM, e é durante essa etapa que o cérebro trabalha intensamente cumprindo algumas missões, como “fixar” as memórias e assimilar os aprendizados do dia. 

Quem monitora a noite de descanso por meio de pulseiras ou relógios inteligentes, geralmente vê esse "cronograma", passando por sono leve, profundo e REM, fatores que têm sido cada vez mais relevantes para algumas pessoas, que buscam maneiras de aprimorar o sono. Por isso, descansar bem à noite faz toda a diferença não apenas para um dia seguinte mais produtivo, é um modo de zelar pela saúde, sobretudo a mental.  

O sono tem participação em diferentes processos, portanto é primordial que o ciclo seja cumprido sem quebras na dinâmica, para que cada estágio chegue e se instale sem problemas. 

Publicidade

Milhões de brasileiros sofrem com a baixa qualidade de sono, situação que não deve ser negligenciada e que requer acompanhamento especializado. Ficar atento ao ciclo circadiano, cuidando do relógio biológico, também faz parte do conjunto de boas práticas e hábitos saudáveis que devem ser adotados pensando no acordar e no dormir. 

Conheça o Atma! O app com meditações para te ajudar a dormir melhor. 

Clique para baixar no Android ou iOS

Seu app de meditação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações