Exercício físico ou atividade física? Entenda a diferença

Médica do esporte explica o que diferencia a atividade física do exercício físico e revela qual é o melhor para o bem-estar

5 jul 2022 - 16h27
Atividade física ou exercício físico: tem diferença?
Atividade física ou exercício físico: tem diferença?
Foto: Shutterstock / Sport Life

Se manter em movimento é uma das principais recomendações feitas por profissionais da saúde e especialistas, já que abandonar o sedentarismo contribui com o bem-estar físico e também mental, melhorando a saúde como um todo. No entanto, a Dra. Silvana Vertematti, médica do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), especialista em exercício e esporte, destaca que, para conquistar todos os benefícios possíveis, o primeiro passo é saber diferenciar a atividade física do exercício físico.

Atividade física e exercício físico: qual a diferença?

Esses termos, que parecem sinônimos, têm na verdade diferenças marcantes. "Atividade física é todo movimento dos músculos com gasto energético, como por exemplo, o deslocamento a pé até o trabalho. Essa atividade, contudo, não garante todos os benefícios físicos possíveis e principalmente mentais, pois não há uma organização específica para sua execução. Ela foi realizada com o objetivo de locomoção e pode ter ocorrido em um contexto de tensão", explica Silvana

Publicidade

A médica explica que o exercício físico, por sua vez, considera alguns itens indispensáveis para garantir o bem-estar físico e mental. Além da organização, a prática de exercícios determina objetivos e adaptações. "O exercício físico está ligado a um contexto social em que há concentração e foco para que se atinja um objetivo pré-estabelecido. Há roupas e apetrechos adequados, investimento de tempo e de segurança emocional, algo que vai muito além do ato de apenas se movimentar", justifica.

Qual o melhor para o bem-estar?

Com suas particularidades, o exercício físico colabora para a liberação de endorfina, hormônio que age no cérebro causando a sensação de bem-estar, além de atuar na imunidade.  Para isso, Silvana recomenda dedicar um tempo na rotina para a prática de exercício físico, com liberdade para adaptá-lo de acordo com seus gostos e necessidades.

"Geralmente, a resposta do organismo ao exercício físico é alcançada após 30 minutos a 1 hora de prática. Mas vale lembrar que o exercício não se resume à academia. Opções como caminhar no parque ou na praia, yoga, pilates ou até mesmo subir e descer escadas - quando feitos com organização e dentro de uma rotina - são exercícios físicos", conclui Silvana.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se