Dia da Saudade: veja 5 dicas para lidar com esse sentimento

Aproveite a data para reconhecer os aprendizados e se abrir para novos começos

28 jan 2022 - 09h14
Como lidar com a saudade?
Como lidar com a saudade?
Foto: Arquivo / Personare

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Anualmente, em 30 de janeiro no Brasil, lembramos deste sentimento que todo mundo já experimentou, mas nem todos sabem como lidar com a saudade.

Faça esse exercício:

Publicidade
  • Pense em algo que tem saudade.
  • Do que realmente você sente falta?

A saudade nos faz pensar que era algo fora de nós que dava algo que não tínhamos. Mas esse algo externo era apenas o que usamos naquele momento para acessar e sentir o amor e a alegria que já existiam dentro de nós.

Mas gostamos de dar os créditos aos outros. Achamos que o amor ainda está fora… Convido você a me acompanhar nas reflexões a seguir e aprender uma nova visão sobre o modo de encarar a saudade.

Aproveite e veja o que esperar o Amor ao ver como calcular o Ano Pessoal 2022.

Veja 5 dicas para lidar com a saudade:

1. Ressignifique a saudade

Depois que conhecemos alguém especial, costumamos inconscientemente projetar uma falta para o futuro. Já pensou, olhar para trás e ter certeza de que o futuro só será mais incrível ainda? Você muda a sua frequência vibratória quando escolhe como quer pensar e significar o que acontece com você. 

Publicidade

Coloque a mão no seu coração agora. Sorria porque aconteceu! Sinta! Saiba que se aconteceu é porque esse é só o começo. Pulse essa verdade em você.

2. Desapegue do desejo de reviver as mesmas coisas

O que vivemos e as pessoas que entram na nossa vida são únicos! Sim, aquilo que você viveu só aconteceu daquele jeitinho uma única e maravilhosa vez. É assim com tudo? Até o seu prato de comida no seu restaurante favorito nunca é exatamente igual.

Então, ao relembrar de algo único que aconteceu, não projete que nunca mais terá essa sensação no futuro. Use isso para celebrar a vida! Pense que outros alguéns e situações tão únicos e especiais chegarão até você.

3. Pense em fins como recomeços

Quando eu passo por "fins" de relacionamentos, gosto de pensar que eles só mudaram de formato. O amor que antes era romântico agora pode se tornar uma amizade, por exemplo. Por isso, substituo o pensamento de que algo foi tirado de mim pela percepção de que estou ganhando uma nova oportunidade de amar.

Reflita: se alguém foi embora, abra-se para a possibilidade de descobrir novas formas de amar, de viver novas experiências e encontrar a próxima pessoa a lhe ensinar a celebrar o amor.

Publicidade

4. Respeite o tempo

Tente ficar em paz com o agora e aprenda a confiar e respeitar o fator tempo. Enquanto a saudade ainda doer, enquanto não puder colocar a mão no coração e sorrir com o que aconteceu, seja gentil e amoroso com você mesmo.

Pense que na natureza há o exato momento em que uma folha deve cair e outra deve nascer.

5. Permita-se escolher de novo

Você encontrou e foi encontrado! Teve todo esse amor e merece ainda mais, então permita-se recebê-lo.

Mantenha em mente que cada final contém em si um começo. Abra-se a isso da próxima vez que a saudade apertar, pense nos momentos únicos vividos e permita-se escolher de novo. Escolha amor!

Ariana Schlösser (contato@eusouariana.com.br)

- Pesquisadora e professora, terapeuta floral, artista, empresária e escritora. Em 2013 criou seu blog sobre o mundo do autoconhecimento e espiritualidade. Ofereceu palestras, retiros e cursos até que sentiu que precisava mudar como vivia isso e descobriu que sofria de spiritual by pass (escape espiritual) e codependência- assim como muitos dos seus seguidores. Hoje é sobre estes temas que fala e ensina.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se