A fome aumentou no inverno? Saiba o que comer!

É normal que a nossa fome aumente com a chegada do inverno. Veja o que você deve comer para espantar o frio sem engordar

21 jun 2021 - 12h29
A fome aumentou no inverno? Saiba o que comer!
A fome aumentou no inverno? Saiba o que comer!
Foto: Shutterstock / Sport Life

Precisamente às 0h32 desta segunda-feira (21), o inverno começou em todo o hemisfério sul. Nessa época do ano, é super normal sentir um pouco mais de fome. A razão disso acontecer é mais simples de compreensão do que se imagina.

Segundo a nutricionista Dani Borges, "o corpo humano procura uma maneira de esquentar o corpo, e a energia para isso acontecer vem dos alimentos. Daí ser perfeitamente normal que o metabolismo aumente o consumo de calorias visando dar este equilíbrio a pessoa", revela.

Publicidade

Além de cumprir este objetivo, entra em ação no corpo um hormônio chamado leptina. "Responsável pela fome, quando seus números estão em baixa, a pessoa acaba ficando com o apetite maior", observa Dani. Além disso, ele está diretamente ligado àquele momento em que a pessoa ganha peso: "Às vezes, nós não sabemos o que o corpo está queimando de caloria, por isso a pessoa acaba comendo mais. E, consequentemente, engorda mais pois consome mais calorias do que a necessidade que é gasta".

Diante deste cenário, a nutricionista recomenda que, durante o inverno, "evite alimentos açucarados, ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, por exemplo, os pães e biscoitos industrializados. Se alimentos assim forem consumidos em quantidades elevadas, a pessoa vai ganhar peso".

Além de tudo isso, é comum que nessas épocas as pessoas deixem de lado as verduras e as frutas, o que, destaca a nutricionista, pode ser um grande erro: "Para esquentar e não engordar, recomendo que a pessoa faça sopas com as verduras e legumes, principalmente com a batata doce e a batata baroa, por exemplo, que tem baixo índice glicêmico. São alimentos com bastante fibra e absorvidos lentamente pelo organismo".

Outros aliados também podem ser o brócolis, berinjela, lentilha e tomate. Dani ressalta que uma sopa destes alimentos, "à noite, antes de dormir, pode ser uma boa pedida. Coloque também uma proteína, tipo o frango, e faça uma sopa. Ela tem um fator térmico alto, e vai te ajudar a gastar mais calorias", explica.

Publicidade

Dentre as frutas, o morango é uma excelente pedida, comenta Dani: "É a melhor época do morango, e com ele a pessoa pode fazer um mingau proteico. Além de ter um alto índice de proteína, haverá pouco carboidrato, fibra e ajudar na saciedade", complementa.

"Aproveite o inverno de maneira saudável, evite o trigo e o doce, pois eles podem contribuir para o aumento do peso. Então essas seriam as melhores opções para quem deseja esquentar e não ter que se preocupar com a balança nesta época do ano", completa.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se