7 exercícios de alongamento para fazer em casa

Descubra como alguns movimentos simples podem ser importantes para a qualidade de vida

24 nov 2021 - 08h06
(atualizado às 11h06)
Exercícios de alongamento
Exercícios de alongamento
Foto: Shutterstock / Sport Life

Os exercícios de alongamento, geralmente, são negligenciados por boa parte das pessoas. Até mesmo entre os que possuem uma vida ativa e praticam alguma atividade física, não é raro encontrar quem não se preocupe muito com essa prática. O que, na verdade, é um erro e pode custar caro.

A flexibilidade é fundamental para o bom funcionamento do corpo, seja para a prática de esportes ou, simplesmente, para ter uma rotina sem dores e indisposição. De acordo com Letícia Klimas, gerente técnica de ginástica da Bio Ritmo, os exercícios de alongamento são uma ótima ferramenta para todos que buscam saúde e bem-estar.

Publicidade

"Antes de tudo, fazer alongamento é importante para dar uma pausa no trabalho, arejar a mente e, assim, conseguir manter a atenção e o foco. Mas, fazer movimentos para alongar o corpo também vai ajudar a relaxar a musculatura e aumentar a circulação nas articulações, o que é fundamental para quem fica muito tempo sentado e, muitas vezes, na mesma posição", conta a especialista.

Ao contrário do que alguns imaginam, o hábito de se alongar corretamente não é uma tarefa tão complexa assim. Basta separar alguns minutinhos do dia e dedicar-se aos movimentos. Para provar isso e auxiliar as pessoas que ainda não sabem por onde começar, Letícia separou alguns exercícios de alongamento para fazer em casa. Confira:

1 - Peitoral e ombros

Sente-se na cadeira e incline ligeiramente o tronco para frente. Coloque os dois braços para trás e apoie as mãos na lateral da cadeira, com os cotovelos estendidos. Você sentirá um alongamento da musculatura do peitoral e a parte de frente dos ombros.

Publicidade

2 - Pescoço

Sentado ou de pé, entrelace as mãos atrás da cabeça, apontando os cotovelos para frente. Flexione o pescoço até que o seu queixo toque o peito.

3 - Lateral do corpo

Para esse exercício de alongamento é necessário sentar-se novamente. Com o tronco ereto, estenda o cotovelo direito e eleve o braço por cima da cabeça, apontando para o lado esquerdo. Volte para a posição inicial e repita o movimento com o outro lado: braço esquerdo para a direita. Incline ligeiramente o corpo para o lado que o braço estiver apontando, sem perder a postura da coluna.

4 - Lateral do pescoço

Um clássico. De pé ou sentado? Tanto faz, apenas certifique-se de que a postura está correta. Com o auxílio das mãos, puxe o pescoço para um lado e, depois, para o outro.

5 - Glúteo e lombar

Publicidade

Sente-se de pernas cruzadas, deixando que o seu pé fique em contato com o joelho oposto. Apoie as mãos nos dois joelhos e desça lentamente, como quem quer encostar a barriga na perna que está cruzada. Um ótimo exercício de alongamento.

6 - Posterior de coxa

Sente-se na ponta da cadeira, estique uma perna e incline o corpo para baixo, na direção da perna estendida. Mantenha o pé dessa perna apontado para cima. Vale apoiar as mãos nas coxas, para ter mais equilíbrio.

7 - Costas, peitoral, braços e pernas

Fique de pé, flexione o quadril para frente e apoie as mãos em cima de alguma superfície fixa (pode ser uma mesa ou cadeira). Mantenha a coluna reta, jogando os glúteos para trás e o peitoral virado para o chão.

Importante

Publicidade

Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos de exercícios de alongamento para fazer em casa. Não são os únicos, tampouco obrigatórios. Antes de iniciar qualquer nova atividade física é importante consultar um profissional da área, para que ele avalie suas condições e objetivos, antes de traçar a melhor estratégia possível.

No entanto, esses exercícios de alongamento podem ser realizados pela maioria das pessoas. Uma ótima maneira de manter o bem-estar. Caso você tenha uma vida sedentária, a dica é se mexer. Única saída de evitar os inúmeros prejuízos que a falta de atividades físicas pode gerar.

"O sistema imunológico pode não funcionar tão bem, pode levar a problemas de má circulação sanguínea e retenção de líquidos. Também é possível que o corpo sofra mais processos inflamatórios e desenvolva um desequilíbrio hormonal", finaliza Letícia, analisando os riscos do sedentarismo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações