7 dicas para manter a boa circulação nos dias mais frios

O frio dificulta a circulação do sangue por nosso organismo. Para evitar que isso aconteça, fique atento a estas 7 dicas!

21 jun 2021 - 15h38
Circulação: 7 dicas para não ter problemas nos dias mais frios
Circulação: 7 dicas para não ter problemas nos dias mais frios
Foto: Shutterstock / Sport Life

O mês de junho marca a chegada do inverno e, com isso, a tendência é de dias cada vez mais frios em boa parte do Brasil. A queda na temperatura pode representar problema para a circulação do sangue em nosso corpo, o que pode levar a outros problemas de saúde.

Para a manutenção da temperatura corporal, algo ainda mais importante nessa época, o sangue exerce uma função primordial. Isso porque se os vasos por onde passa o sangue são mais exigidos no inverno e, em pacientes com a saúde vascular já comprometida, podem surgir as complicações. Quem explica é o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular.

Publicidade

De acordo com o especialista, o acúmulo de gordura nas artérias, causados pelo excesso de peso, diabetes, tabagismo e hipertensão as deixa ainda mais estreitas, então o processo de circulação se torna mais lento. "Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior nessa época do ano", alerta.

De acordo com o especialista, o acúmulo de gordura nas artérias, causados pelo excesso de peso, diabetes, tabagismo e hipertensão as deixa ainda mais estreitas, então o processo de circulação se torna mais lento. "Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior nessa época do ano", alerta o médico.

No entanto, alguns sinais podem ajudar a prevenir o problema. "Quando a circulação não anda bem é comum sentir dormência ou inchaço nos membros e formigamento nas mãos e nos pés, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga muscular", fala.

Daí é hora de buscar ajuda médica já que o tratamento para as doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos e cirurgia quando for necessário. Mas, a prevenção é o melhor caminho, especialmente para pacientes que já tenham alguma doença que contribui para a obstrução das artérias. Lembre-se ainda que, é preciso consultar um profissional antes de utilizar meias elásticas, pois se utilizadas sem orientação podem piorar a situação.

Publicidade

Confira 7 dicas do especialista!

1) Usar roupas confortáveis e quentes, não deixe o corpo exposto ao frio;

2) Evitar as peças justas (elas podem comprimir os músculos das pernas e cintura);

3) Consumir alimentos ricos em fibras, já que auxiliam na boa digestão e controle do colesterol;

4) Fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana mesmo em casa;

5) Evitar consumo de gorduras;

6) Manter o controle adequado da pressão e diabetes não evitar de ir ao médico mesmo durante a pandemia;

7) Beber muita água.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se