6 maneiras de aumentar o rendimento no retorno aos treinos

Voltar a ter ritmo na academia pode ser um desafio. Confira 6 dicas para fugir do sedentarismo e ter um melhor rendimento nos treinos

6 jul 2022 - 16h01
7 segredos para aumentar o rendimento nos treinos
7 segredos para aumentar o rendimento nos treinos
Foto: Shutterstock / Sport Life

Durante o isolamento social, as academias permaneceram fechadas por vários meses, fazendo com que muitos deixassem de praticar exercícios físicos e caíssem no sedentarismo, algo altamente prejudicial para nosso bem-estar e saúde. Com a volta da normalidade, as pessoas estão procurando como aumentar o rendimento nos treinos após tanto tempo parado.

A pandemia também expôs a importância de cuidarmos da saúde integralmente, física e mental. Estar em movimento mantém o funcionamento do organismo em harmonia e reduz os níveis de estresse e ansiedade. Por isso vemos a alta busca por exercícios físicos após o fim do isolamento. Seja para iniciantes ou para quem pratica exercícios há bastante tempo, garantir um bom desempenho nos treinos é essencial. 

Publicidade

"Como algumas pessoas não se acostumaram com os exercícios online, acabaram parando e agora querem retomar o tempo perdido e iniciam a atividade física de forma desordenada e sem orientação. E é aí que podem ocorrer lesões que variam de graves a leves", alerta o médico ortopedista, Dr. Carlos Miers, especialista em reconstrução e alongamento ósseo.

6 dicas para aumentar o rendimento nos treinos

Para evitar que isso ocorra, separamos algumas dicas simples, que vão te permitir manter o foco no retorno das atividades físicas, com eficiência e segurança. Confira:

Estabeleça um objetivo e foque nele

Definir um objetivo a ser alcançado e ter ele em mente é muito importante na hora de treinar, já que é essa meta que vai orientar a rotina de treinos e exercícios realizados. Por essa razão, escolha um objetivo final e foque nele!

Publicidade

Diversifique

Variar os estímulos durante o treino ajuda a reduzir o cansaço e aumenta o seu rendimento. Isso facilita e acelera o aparecimento dos resultados, dando mais força para continuar.

Alimentação

Ter uma boa alimentação é fundamental. Isso porque nosso corpo é como um carro que precisa de combustível; sem o combustível adequado (que seria uma dieta balanceada) ou zero combustível, o carro não vai andar e apresentará problemas. Para ter uma alimentação alinhada com suas necessidades nutricionais e com seu objetivo é necessário ter a orientação de um profissional.

Mantenha-se hidratado

Tomar água durante o dia a dia é imprescindível para manter o funcionamento do corpo de forma saudável. O recomendado é consumir de 2 a 2,5 litros de água por dia para manter o corpo hidratado e o organismo em pleno funcionamento.

Publicidade

Local

O ideal é que seu lugar de treino seja perto da sua rotina, isto é, localizado próximo a sua casa, faculdade ou trabalho. Optar por lugares muito distantes ou fora de mão trazem mais chances de te deixar com preguiça e te fazer faltar aos treinos.

Constância

Para alcançar seu objetivo e visualizar os resultados, é primordial ter constância nos treinos. Ou seja, é preciso dedicar sempre um tempo para cuidar de você e do seu corpo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se