6 coisas para saber antes de começar a meditar

Apesar dos estereótipos, a meditação é muito mais simples do que se imagina

27 abr 2022 - 05h00
(atualizado em 12/9/2022 às 15h41)

Nem sempre dispomos de tempo para realizarmos as atividades que mais gostamos, mesmo assim, muita gente, ainda que com a agenda puxada e cheia de compromissos, não abre mão do lazer diário, seja ele praticar esportes, apreciar um bom livro ou meditar. Nesse contexto, talvez a meditação seja daquelas atividades que aparentem ser bem técnicas, difíceis ou longas, mas ela pode ser mais simples do que você imagina e traz diversos benefícios para corpo e mente.  

Rotina corrida? É possível realizar meditações rápidas
Rotina corrida? É possível realizar meditações rápidas
Foto: Fizkes / Adobe Stock

Um dos pilares da prática é se conectar consigo mesmo, se conhecer profundamente, porém ela também entrega outras possibilidades e pode ser muito útil para as pessoas que buscam qualidade de vida ou produtividade, principalmente nas rotinas dinâmicas que esgotam a mente. As variadas modalidades dentro de uma mesma prática, têm potencial para permitir alívio do estresse, redução da ansiedade, aumento do foco, um sono melhor e outros benefícios. Quer começar a meditar? Confira 3 fatos e 3 coisas para evitar ao ingressar nessa jornada. 

Publicidade

As sessões são flexíveis 

É comum alguns acreditarem que a prática leva muito tempo, com uma execução complexa e demorada. Na verdade, tudo vai depender do objetivo do praticante: quando se deseja uma conexão mais profunda, trabalhar algum ponto específico de modo mais intenso, é normal que a sessão seja mais longa, mas você sabia que existem meditações que duram 1 minuto? 

O ato de meditar não representa longas experiências, pelo contrário, é possível realizar a prática de acordo com a sua agenda, seja manhã, tarde ou noite. Essa é uma grande vantagem para quem eventualmente tem um dia agitado e ainda não tem muita familiaridade. A meditação pode ser até mesmo incluída como parte do pré ou pós-treino (academia, corrida etc). 

É possível praticar em qualquer lugar 

Independentemente do lugar, trata-se de conexão. Se você estiver vivendo um dia tenso e cheio de estresse, pode realizar uma meditação rápida, de um ou dois minutos, no escritório, ou quem sabe mergulhar em sons relaxantes durante o trabalho. Não há obrigatoriedade, mas, claro, se deseja intensidade, tenha em mente que é preciso de um lugar que permita a concentração, e pense em quão confortável você está e qual o objetivo do exercício. 

É importante se sentir bem 

Assim como não há um lugar perfeito, também não existe uma posição obrigatória. Quando se pensa em meditar, rapidamente se cria a imagem tradicional: pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos. A prática pode ser executada de diversas formas, seja deitado ou sentado na sua cadeira preferida, o importante é manter a coluna ereta, sustentando uma posição que faça tudo fluir sem empecilhos ou incômodos.  

Publicidade

Conhecer um pouco mais sobre o tema já ajuda a criar uma ligação com ele. Para tornar a experiência de uma meditação ainda mais incrível, tente evitar: 

Posições desconfortáveis 

O conforto é ainda mais importante quando meditações longas são a meta. Se não estiver acostumado com a posição, lembre-se da dica anterior: o importante é manter a coluna ereta. O desconforto vai atrapalhar a concentração e a conexão entre corpo e mente.  

Se preocupar demais com fundamentos 

Existem variados níveis, e esse é um bom sinal sobre a meditação, pois indica que, de fato, ela pode ser realizada por diferentes perfis de meditadores, sejam eles iniciantes ou mesmo experts. Se você pensou sobre o assunto e desistiu antes mesmo de conhecer o que realmente e o meditar, saiba que não é assim tão complicado como alguns imaginam: existem fundamentos teóricos que ajudam na execução de uma meditação, porém a prática é bem flexível e não é preciso ter vários anos de experiência para curtir esse tempo de contemplação.

Tente aproveitar o momento da melhor forma e, ao menos no início, para se familiarizar, prefira as meditações guiadas, elas contam com um orientador que facilitará esse processo meditativo. Cada nova sessão facilitará ainda mais o processo de entendimento e adaptaçã, assim praticantes vão conhecendo mais opções, como a mindfulness

Publicidade

Tornar uma obrigação 

Pode ser uma boa para quem está começando criar o hábito de meditar, assim ficará mais fácil de se acostumar com a nova atividade e inseri-la de forma mais natural à rotina. Mas não veja a meditação como uma obrigação, pense nela como uma ferramenta de bem-estar e aproveite as sessões que podem acontecer em qualquer lugar, como um parque ou no conforto de sua casa, e a qualquer momento, sempre de acordo com a sua rotina. 

Conheça o Atma! O app está disponível para Android e iOS.  

Seu app de meditação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações