5 dicas de bem-estar integral para o Dia das Mães

Para ter um Dia das Mães completo e agradável, temos 5 dicas que vão proporcionar mais felicidade à pessoa que sempre cuidou de você

9 mai 2021 - 09h59
Dia das Mães: 5 dicas para o bem estar de quem você mais ama
Dia das Mães: 5 dicas para o bem estar de quem você mais ama
Foto: Shutterstock / Sport Life

A pandemia impactou e muito a saúde física, mental e emocional das pessoas, trazendo grandes mudanças e impactos na rotina pessoal e profissional. Aproveitamos o Dia das Mães para dar uma atenção especial à eles, que têm o desafio de equilibrar o trabalho remoto, o cuidado com a família e, muitas vezes, o desenvolvimento escolar dos filhos em tempo integral, por exemplo, fez com que muitas mulheres desenvolvessem sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Dados do estudo realizado entre maio e junho de 2020, conduzido pela equipe do neuropsicólogo Antônio de Pádua Serafim, do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), mostraram que as mulheres foram o grupo mais vulnerável e afetado emocionalmente durante esse período. Segundo o levantamento, 40,5% das mulheres apresentaram sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.

Publicidade

Com o intuito de celebrar o Dia das Mães, o Gympass reuniu 5 ideias de atividades que vão ajudar as mães a ter um momento relaxante, divertido e de autoconhecimento. Confira:

1. Medite para começar bem o Dia das Mães. A meditação não é apenas uma excelente ferramenta para relaxar, mas também uma ótima técnica de estímulo e desenvolvimento da concentração, trazendo presença, clareza, positividade emocional e uma perspectiva clara da realidade. Seus inúmeros benefícios, tais como a melhora da função cerebral, redução do estresse e ansiedade, aumento da longevidade, da imunidade e potencialização de experiências positivas, é um meio de transformar a sua mente. Muito mais do que uma tendência, a meditação é uma excelente forma de autocuidado.

2. Faça um circuito rápido. No longo prazo, exercícios físicos em geral podem ajudar a prevenir diversas doenças, além de liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de euforia e diminuição do estresse, da raiva e da ansiedade nas pessoas. A rotina atribulada das mães acaba sendo um grande obstáculo para que elas pratiquem alguma atividade física, mas o cuidado com a saúde e o bem-estar devem sempre estar em primeiro lugar. Uma ótima sugestão é buscar uma prática que dure entre 15 e 20 minutos e que seja de alta intensidade, assim sendo possível liberar endorfina e gerar um bem-estar para a mente e corpo. Para que o resultado do circuito seja eficiente, o recomendado é passar de um movimento a outro sem pausa, e descansar três minutos entre a primeira e a segunda parte.

3. Dê uma pausa. O autoconhecimento é peça fundamental para uma vida de muita saúde e bem-estar. A técnica de mindfulness, que significa atenção plena, busca manter 100% da consciência no que se está fazendo aqui e agora — algo que em tempos de estímulos constantes, correria e excesso de informações se mostra desafiador, e, por isso mesmo, essencial. Dessa forma, a prática tenta evitar com que as pessoas ajam no modo automático, deixando escapar momentos especiais e oportunidades valiosas. Dentre seus benefícios, destacam-se o aumento da calma, da empatia e da autoconfiança. Por isso, além de melhorar as relações sociais (pessoais e profissionais), também colabora com a relação que cada um tem consigo mesmo. Então, permita-se um intervalo neste dia das mães. Pratique mindfulness, faça um dia de spa em casa e tire um tempo para se cuidar e relaxar.

Publicidade

4. Almoce com a família no dia das mães. Uma boa alimentação em família promove uma série de benefícios para todos os membros da casa. Incentiva a boa alimentação e a atenção plena ao alimento, estimula o prazer e bem-estar, promove o diálogo e a troca de ideias, opiniões, sentimentos e, claro, fortalece os laços afetivos. Ter uma alimentação saudável vai além de simplesmente optar por alimentos mais nutritivos. Pode parecer óbvio, mas pare de olhar para as telas ou mesmo de ouvir música enquanto come. Experimente começar a provar a comida e observe quando estiver satisfeito. A experiência agradável não só o fará sentir mais grato por suas refeições, mas também mudará seus níveis de energia. Uma maneira de experimentar um almoço com sua total plenitude e atenção é juntar toda a família para pedir uma comida saborosa ou então preparar, com ajuda de todos, a receita que a família toda ama. Aproveite o típico almoço de domingo de dia das mães e crie esse momento delicioso!

5. Momento com os filhos. Pausas regulares são vitais para sua saúde mental e, por isso, é muito valioso tirar um tempo para se distrair e reiniciar. Além de ajudar na sua saúde mental, essas pausas proporcionam mais tempo para refletir e ter autoconsciência. Seja com um tempo para você com uma boa leitura dos seus livros preferidos ou até mesmo dos livros que tanto quis ler em um ambiente tranquilo, com claridade e silêncio, seja tirando um tempo em família chamando os filhos para realizarem atividades, juntos, como jogar um jogo, praticar algum esporte coletivo, realizar uma aula ao vivo das mais diversas atividades de bem-estar em conjunto, fazer uma sessão de cinema em casa para relembrar clássicos ou assistir lançamentos que tanto esperava. Os filhos são capazes de passar uma energia, ainda mais no dia das mães, e o tempo em família é muito importante para estreitar os laços, trazendo o entendimento e a harmonia que todos precisam.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se