4 comidas para espantar o frio, mas sem engordar

O inverno começou, e com ele a vontade de comer aumenta; mas fique tranquilo, é uma resposta fisiológica para manter o corpo aquecido

25 jun 2021 - 10h11
4 comidas para espantar o frio, mas sem engordar
4 comidas para espantar o frio, mas sem engordar
Foto: Shutterstock / Sport Life

É inegável que sentimos mais fome nos dias frios, além da preguiça para malhar, o desejo de estar a todo momento comendo algo é maior. Mas, não se preocupe, pois essa é uma resposta natural do organismo para manter a temperatura corporal alta.

Assim explica o médico nutrólogo Rafael Soares. "O corpo precisa do calor para se manter aquecido, então queima mais energia nessa época do ano. Isso aumenta o nosso gasto calórico e, por isso, sentimos mais fome para compensar o que foi queimado", explica.

Publicidade

Contudo, não há desculpas exageros. Embora estamos na época mais gostosa do ano, que é o São João, é possível fazer trocas inteligentes e preparar os alimentos de maneira mais saudável. Com a ajuda do especialista, elencamos quatro comidas para espantar o frio, que não vão te fazer engordar.

1) Um caldo quentinho é válido

"Aposte em caldos quentes e proteicos, como de ervilha ou aspargos, são ótimos! Mas devem conter algo mastigável: frango desfiado ou legumes cortados".

2) Não dispense a carne, mas tenha um acompanhamento saudável

Publicidade

"Carne assada com purê de batata doce. Como a carne é feita lentamente, ela mantém mais o calor, ou seja, alivia um pouco o frio. E o purê tem o mesmo princípio, além de ter uma textura que traz conforto".

3) Chás

"São ótimas opções, podendo ser os de infusão também, como: frutas e flores, por exemplo. Chimarrão também entra nessa categoria contra o frio".

4) Sobremesa: não abra mão das frutas

"Uma sobremesa muito saborosa e quentinha (quase saudável também) é a pêra assada ao molho de vinho. O álcool evapora totalmente e fica só o sabor dentro da fruta".

O frio pode até também espantar a vontade de beber água e o consumo de vegetais, mas a ingestão deles não podem ser deixados de lado. "A água é importante e aliada na hidratação, já os vegetais podem ser consumidos cozidos ou em forma de purê ou nas sopas", finalizou.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações